Cenário

Há muito se aprende sobre a tecnologia e sobre sua evolução, desde como um investimento e boa gestão dela pode trazer rentabilidade, economia de tempo e principalmente ganho de valor.

Pensando nisso, existem pontos não falados sobre a tecnologia em si, e sobre como o individual ou empresas podem fazer uma boa gestão das práticas dentro do TI para desenvolvedor web. Desde rotinas bem básicas como instalar um antivírus ou cuidar do seu Hardware, citaremos abaixo algumas formas de fazer uma boa Governança da tecnologia:

"A Tecnologia Move o Mundo".

Steve Jobs

1. Gerar valor em suas rotinas

Um computador é uma máquina que não desfrutamos dela como se deve, some isso a um computador portátil que provavelmente todos carregam diariamente e temos muito a nosso alcance. Não é difícil ver a quantidade de pessoas que possuem poucos aplicativos verdadeiramente úteis para sua rotina em mãos. Como isso pode ajudar na rotina? Aplicativos como Trello, Artia, Habitica, Asana, podem ajudar no dia a dia com uma fácil organização na rotina e sempre mostrar o que está em dia ou atrasado. Aplicativos como Guia Bolso conhecido como Fintechs, podem ajudar a organizar a vida financeira, como o Simplifica e o Minhas economias. Transformar seu celular ou seu computador em um aliado poderoso na automatização de tarefas, é o primeiro passo de uma boa prática tecnológica.

2. Aprendizado

Você que é desenvolvedor web fique ligado, a tecnologia em si aproximou a educação de forma muito mais simples. Hoje, não é difícil dar um pontapé inicial para aprender um idioma, para aprender a tocar um instrumento, ou mesmo programar, e o melhor de tudo, isso tudo pode ser gratuito. Existem dezenas de aplicativos e canais que podem facilmente levar ao que sempre quis fazer. Acha que não dá conta? Experimente misturar a dica dois com a um, geralmente as pessoas ficam surpresas ao perceber o que uma boa gestão de tempo pode trazer de benefícios.

3. Cuidar do Hardware

Para não ser pego de surpresa, cuidar das peças dos periféricos é algo extremamente importante na rotina. O mais básico é a limpeza, sempre deixar os canais de input ou output sem nenhum agente externo, fazer uma “faxina” no notebook ou no computador como limpar os teclados, mouse, e até mesmo uma varredura no cooler são processos simples que podem gerar uma sobrevida para o periférico e evitar surpresas desagradáveis. Com Smartphones, processos simples como evitar aparelhos que não sejam a prova d’água não fiquem próximos do vapor que gera no banho, ou aplicar alguma capa de acrílico para proteger de quedas. Muitas vezes ficamos concentrados no Software em si, para evitar vírus ou arquivos maliciosos, e o Hardware que é igualmente importante, acaba ficando em segundo plano.

4. Adequar Vantagens e Preocupações

Se você possui um sistema de gestão, seja ele um ERP, ou apenas informações que precisam sempre ser verificadas, é importante sempre listar quais as vantagens estão tendo com ele e quais as preocupações que devem ser sempre grifadas em uma forma de alerta. Para isso é possível criar um quadro bem simples de boas práticas:

Principais Vantagens: Neste quadro, deve-se aplicar tudo que o sistema traz de benéfico para a empresa. Ex: Confiabilidade de informações; fácil integração; melhoria contínua.

Principais preocupações: aqui, deve se listar todas as dificuldades que uma implantação ou manter um sistema possa trazer, com isso, é possível analisar e fazer as correções necessárias para que nada saia do controle. Ex: Investimento; Treinamento de funcionários; Dificuldade de atualizações e implantações.

Quando é a hora de ter ou manter: Neste quadro, faz se a conferência das vantagens e preocupações, dando um resultado imediato de que tipo de gestão será adotada. Ex: Utilizaremos para reduzir custos futuros; trazer boas práticas do mercado.

Ações para que nada dê errado: Por último, traçar todos os planos para que nada de errado na utilização de um sistema, ou até mesmo de um novo periférico.

Ex: Foco em processo, não no sistema em si; projeção de tempo de duração de novos produtos; obter comprometimento de todos ao redor.

5. Segurança

Esta última dica, é extremamente voltada a uma infraestrutura, e deixa um pouco o campo individual de lado, pensando mais em empresas ou pequenos empreendedores, falaremos um pouco sobre o que pode ser feito para ajustar de forma correta uma infraestrutura tanto voltada a hardware quanto a software.

Backup – Como se costuma dizer na tecnologia. Quem possui um backup não possui nenhum, sempre abuse dos backups, físicos, em nuvem, deixe suas informações sempre seguras.

Utilização de Nuvem – O Cloud Computing deve ser sempre um dos focos, com a virtualização de muitos processos, eliminar o papel e deixar o ambiente físico o mais limpo possível, pode fazer uma diferença muito grande no dia a dia.

Infraestrutura funcional – o ideal é sempre manter o hardware compatíveis ou aderentes, isso traz um ganho funcional e até mesmo de um pós-atendimento.

Monitoramento de ativos – saber o que possui de bens imobilizados é extremamente importante para uma vida duradoura. Seja um pen drive, um mouse ou um HD Externo, são coisas que trazem um ganho para a empresa, e podem fazer falta em algum momento.

Entender riscos e segurança – não menos importante no último tópico, sempre manter seus arquivos o mais seguro possível. Entender os riscos que as informações podem correr, é um dos importantes passos de uma gestão, evitando surpresas futuras. Por isso a importância de Backups e a utilização da nuvem.

Essas são algumas práticas que podem ajudar no dia a dia você desenvolvedor de software, empresas e startups, muitas delas simples, algumas um pouco mais complexas, mas ainda assim extremamente importantes. Considere sempre manter as informações em dia para não cometer erros básicos. E sempre que precisar de mais informações pode acessar o Mestres da Web a  com um artigo novo sobre dicas e possíveis ajudar em processos!

 

Até o Próximo Artigo.

 

Escrito por Fernando Cunha – Especialista e Empreendedor em Negócios Online.