Um dos maiores sofrimentos ocasionados pela pandemia, foi o impacto nas vendas, principalmente devido ao fechamento de lojas físicas para evitar aglomerações da população visando a diminuição da curva de evolução da covid-19. Diante desse cenário, muitas empresas estão buscando entender como aumentar suas vendas.
Se você é microempreendedor, se possui uma empresa pequena/média, pode se encontrar em uma situação de dificuldade financeira. Mas não desanime, até grandes empresas reconhecidas no território mundial estão reduzindo drasticamente o quadro de funcionários para cortar gastos.
Afinal, é possível aumentar suas vendas mesmo durante a crise?
Essa pode ser uma pergunta recorrente por aí e nossa resposta é um sonoro: sim! Afinal, a tecnologia não fez um pit stop durante a pandemia para reabastecer suas “energias”, muito pelo contrário, ela tem sido uma forte aliada para dobrar – e até triplicar – o faturamento de diversas empresas.
Pensando em te ajudar a se inteirar dessas novidades, separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença nesse momento. Olha só:
Seja um camaleão
Uma das principais vantagens que a equipe comercial de sua empresa deve ter é a capacidade de se adaptar às condições que o mercado oferece. Ficar “engessado” em apenas uma ou algumas estratégias não é saudável para um bom rendimento. Vou te dar um exemplo: uma determinada venda realizada com o cliente A no mês de Outubro pode ter sido concretizada utilizando a estratégia X, e então, a equipe comercial decide por manter a estratégia para o mês seguinte, isso pode ser um grande erro, e eu vou te explicar o porquê: No mês seguinte, essa mesma estratégia pode não gerar o mesmo engajamento do seu público alvo, impedindo os mesmos resultados.
O caso acima é típico da falta de uma “caixa de ferramentas”, um bom profissional não trabalha somente com uma ferramenta e sim com várias, cada serviço é diferente do outro sendo necessário intervenções de variadas formas, visando sempre a melhor estratégia para converter os clientes.
Como saber qual “ferramenta” utilizar como o cliente B para fecharmos a venda de um software, por exemplo? A forma de atratividade é diferenciada de cliente para cliente, por isso uma boa qualificação de leads é fundamental.
Que tal se comunicar com o público?
A comunicação seja presencial – com o uso de Equipamentos Individuais de Segurança, é claro – está diminuindo cada vez mais, ocasionando um aumento de conversas por meio de canais digitais.
Se um simples diálogo com um familiar que está a quilômetros de distância nos ajuda com a saudade, a sensação de termos um diálogo de qualidade com nossos clientes através de plataformas digitais, tem o mesmo efeito: é capaz de replicar um sentimento em nossos clientes de que estamos acessíveis e presentes em seu dia-a-dia. Por isso invista em comunicação otimizada e horizontal, se o seu intuito é aumentar as suas vendas.
Organização é a alma do negócio
Muitos não se preocupam com organização no trabalho, porém esse é um dos principais pilares para alavancar suas vendas. Imagine que um cliente faz uma visita presencial na empresa em que você trabalha e sua mesa está completamente desorganizada, com papéis rasgados e comida fora do lixo.
Será que esse cliente fecharia o negócio com a empresa? Não podemos afirmar que o negócio seria perdido, mas com certeza a organização seria um dos fatores que influenciariam o cliente em sua decisão final. A mesma coisa acontece com a sua rotina, o cliente busca rapidez e praticidade, e você só será capaz de ofertar isso a ele se manter sua rotina organizada.
É necessário utilizar uma boa ferramenta de Gestão?
As ferramentas de gestão vieram para agregar valor ao negócio, aconselho você a listar quais ferramentas te auxiliam na gestão do seu segmento e utilizá-las ao máximo.
Sabe aquela visão de camisa 10? Esse é o objetivo da equipe de vendas, com uma plataforma de gestão integrada para a equipe, os colaboradores podem observar onde estão seus companheiros de equipe, para deixá-los na frente do gol.
E seus concorrentes, estão decolando?
Faça análises de seus concorrentes com frequência, até mesmo para verificar as metodologias que estão utilizando, pois esse pode ser um fator decisivo e essencial para verificar onde podemos nos destacar ou onde estamos errando. Mas vamos olhar somente os pontos positivos? Não! Os pontos negativos são fundamentais para moldarmos o que devemos dar prosseguimento, e o que dever descartar.
Qual é o perfil do consumidor 3.0?
O consumidor 3.0 não quer apenas ter, ele quer ser! O que isso quer dizer? É simples: Para ouvir uma música não é mais necessário ter uma coleção de CD’s, os serviços via streaming facilitam muito o consumo.
O novo consumidor é onipresente, busca por boas experiências e pouco importa o local físico que as oferece, mas sim, se será capaz de encontrar o que precisa com qualidade e rapidez. Lembre-se: o seu negócio vende produtos, ou experiências de qualidade?
A realidade muda, e o que eu gostaria de apresentar para vocês hoje é justamente isso: faça com que sua equipe de vendas se molde de acordo com as novas realidades e tendências.
Seja em época de pandemia ou não, buscar se adequar às tendências do mercado é um dos melhores caminhos para entender como seus clientes se comportam e o que eles esperam de seus serviços. Este é o caminho certeiro para aumentar suas vendas!
E então, gostou das dicas da Mestres? Continue nos acompanhando por aqui e em nossas redes sociais. Nos vemos em breve!