fbpx
Novo Aprenda Conosco

Aprenda a desenvolver um aplicativo

Nos últimos anos, o uso de aplicativos em dispositivos móveis tem crescido consideravelmente, gerando uma grande busca por softwares que atendam às necessidades de vários segmentos. Se você está interessado em criar o seu próprio programa, aprenda a desenvolver um aplicativo com dicas imperdíveis!

Principais etapas do desenvolvimento

Independente do tipo de aplicativo a ser desenvolvido, algumas etapas são necessárias para garantir que o resultado final cumpra com o esperado. Por essa razão, confira a seguir o que é preciso para colocar o seu projeto em prática.

1 – Definição dos requisitos para o aplicativo

Sem dúvidas, uma das etapas mais importantes antes mesmo do desenvolvimento é a definição dos requisitos. Entre os principais estão:

  • objetivo do aplicativo;
  • tipo do aplicativo (vender, informar, gerenciar dados);
  • público-alvo a quem se destina;
  • funcionalidades;
  • principais concorrentes do segmento em que o aplicativo será usado.

Além disso, quanto mais completas as informações sobre os requisitos, melhores serão os resultados. Durante esse processo, é preciso ter dados como:

  • cores;
  • funções nativas;
  • linguagem;
  • sistema operacional.

Todas essas informações farão parte da documentação a ser usada antes, durante e depois do lançamento do App.

2 – Definir a equipe de desenvolvimento

Com todas as informações sobre público-alvo, funcionalidades e concorrência, é preciso definir a equipe de desenvolvimento. Confira as principais opções:

  • fazer individualmente;
  • montar uma equipe com vários profissionais de segmentos diferentes;
  • contratar uma empresa para desenvolver o aplicativo.

Descubra a seguir os prós e contras de cada alternativa.

Individualmente

Para quem deseja fazer todas as etapas sozinho, é necessário estudar as linguagens de programação compatíveis com o dispositivo em que o programa será usado. Se o aplicativo for robusto, será preciso ter conhecimento em diversas outras áreas, como:

  • design;
  • banco de dados;
  • testes.
Leia mais:  Aplicativo com realidade aumentada: como usar

Optar pelo planejamento e execução do projeto individualmente pode demandar muito tempo e dedicação para obter resultados. Em alguns casos, pode tornar inviável o uso do aplicativo, uma vez que é necessário uma revisão, atualização e correção de software periodicamente.

Com equipe

Optar por uma equipe envolve um planejamento ainda maior, uma vez que é preciso escolher cada membro adequadamente, investir em espaço de trabalho, equipamentos, além de contratação em período integral. Outro ponto está relacionado aos profissionais necessários para atingir resultados satisfatórios. Uma equipe completa precisa de membros como:

  • designer;
  • programador;
  • analista de banco de dados;
  • analista de sistemas.

Além do mais,  a interação entre os membros é essencial para que o projeto seja realizado com consistência. Toda a equipe precisa entender bem o negócio e assegurar que cada etapa do desenvolvimento será realizada de forma adequada.

Com empresa terceirizada

Para empresas que preferem economizar, mas com a garantia da entrega de um trabalho bem estruturado e funcional, escolher uma empresa terceirizada é a melhor opção. Com o planejamento, gerenciamento e desenvolvimento do projeto por uma time externo experiente no assunto, é possível alinhar os objetivos a serem alcançados com o aplicativo por meio de estratégias e processos eficientes.

Além disso, uma fábrica de software pode criar um App personalizado para o seu negócio, garantindo que cada detalhe seja construído da forma como você deseja.

3 – Fazer o planejamento do desenvolvimento

Qualquer tipo de projeto, principalmente se for um aplicativo, deve ser planejado de forma organizada e seguindo um calendário próprio. Nesse plano é preciso estar incluso tudo o que é necessário para o projeto, como:

  • análise da concorrência;
  • definição de público-alvo;
  • elaboração de layout;
  • programação;
  • testes de software.
Leia mais:  Conheça as novas tecnologias para empresas digitais!

Também é preciso incluir prazos para ajustes e retrabalhos, uma vez que qualquer imprevisto pode comprometer todo o planejamento.

4 – Fazer o planejamento financeiro do investimento

Outro ponto importante que deve ser considerado ao desenvolver um aplicativo é o custo total esperado em todo projeto. O planejamento financeiro é uma etapa muito importante para garantir que não haverá gastos em excesso. Além disso, calculando o valor do investimento, é possível definir se valerá a pena o custo.

5 – Definir uma estratégia de marketing para o lançamento

Uma vez que o aplicativo está concluído, é preciso criar campanhas de curto a longo prazo para divulgá-lo, já que o software é somente parte da estratégia de marketing para adquirir clientes. Por essa razão, é necessário definir formas de anunciar o lançamento do projeto para garantir um bom retorno.

Outro aspecto fundamental é acompanhar a avaliação dos usuários e relatórios de bugs, uma vez que o aplicativo deverá ser atualizado e corrigido para atender à demanda de forma adequada.

Conclusão

Nunca houve tantos usuários de dispositivos móveis como atualmente, já que a tecnologia tem avançado cada vez mais rápido. Para acompanhar as novas demandas, as empresas que investem em estratégias como o uso de aplicativos podem se destacar frente à concorrência.

Empresas de diversos setores encontram nos aplicativos uma ótima forma de criar um vínculo com os clientes, alcançar novos públicos e otimizar processos, como preenchimento de informações e venda de produtos.

Quem deseja um aplicativo para a sua empresa precisa seguir etapas importantes para garantir bons resultados, como definir os requisitos, equipe de desenvolvimento e fazer o planejamento financeiro de todo o projeto.

Se você deseja um aplicativo totalmente personalizado para a sua empresa, entre em contato com o Mestres da Web! Somos especialistas no desenvolvimento de Apps para todos os segmentos, aliando designs poderosos a tecnologias de ponta para fornecer os melhores resultados.

Spread the love

Posts Relacionados

Outros

Varejo digital: Invista em tecnologia para o seu negócio

Sem dúvida o ano de 2020 foi…

Digital

Você sabe a diferença entre React JS e React Native?

Quem começa a aprender React comumente tem…

Digital

Aprenda como publicar aplicativos no Google Play

Passou meses trabalhando em um software para…