Novo Aprenda Conosco

Sistema ERP em Nuvem: Veja os motivos para investir

O sistema ERP é, sem dúvida o mais completo e importante na hora de integrar todos os setores da sua empresa. Com ele você conta com uma automação que otimiza o funcionamento total do seu negócio, fazendo com que os gestores tenham mais dados que auxiliam na tomada de decisões. 

O sistema ERP conta com diversos modelos de sistema: 

  • Sistemas ERP legados: mais antigos, são difíceis de prestar suporte e necessitam peças especiais que podem ter tido a produção extinta. 
  • Sistemas engessados: são sistemas mais baratos, não disponibilizam muitos recursos e não acompanham o crescimento da empresa ao longo do tempo. O que fará com que você tenha que migrar para outra plataforma ou outro sistema ERP.
  • Sistema gratuito: podem parecer uma ótima ideia no início, não são. A maioria das empresas que optam pela sua utilização acabam tendo que gastar com consultoria, pois esse sistema não suprem todas as suas necessidades e as empresas acabam migrando para outro.
  • Back Office: apesar de não ser considerado um sistema ERP, está muito perto de ser. Acompanhado de um sistema ERP legado, pode se tornar uma grande ajuda.
  • Sistema verticalizado para um canal de negócio: Esse sistema geralmente é utilizado por lojas físicas e franquias. Eles não possuem uma gestão tão especificada e um planejamento ideal. Contém funcionalidades voltadas para promoções, controle de comissão e outras necessidades de uma empresa desse tipo.
  • ERP idealizado para Omnichannel: é o modelo mais indicado e completo atualmente. Traz um controle mais completo do financeiro, produtos, fluxo de caixa. Tem novos meios de impressão de boletos e notas fiscais, entre todas as necessidades de uma empresa.

O que é Sistema ERP em Nuvem e Como Funciona?

Diferente do ERP local que fica instalado no servidor da empresa, podendo ser acessado apenas dentro da empresa, diminuindo a mobilidade do usuário, fornecendo à empresa maior controle no gerenciamento. Porém ele tem um custo maior por ser necessário manter hardware, redundância, segurança, energia ininterrupta, entre outras funcionalidades.

Em relação ao sistema ERP na nuvem, conhecido como Software-as-a-Service, por ser um sistema on-line, o servidor remoto se encarrega dos processos de backup, bem como a manutenção e gestão da aplicação. Isso permite que o usuário tenha mais foco na execução das suas rotinas, o que gera um ambiente de trabalho mais seguro e consistente. Esse ERP é instalado em uma infraestrutura de cloud computing, ou seja, pode ser acessado via navegador ou aplicativos mobile, basta ter acesso a internet. Além disso, já possui todos os mecanismos para funcionar conforme as demandas da empresa.

O sistema ERP em nuvem facilita a gestão da empresa uma vez que pode ser acessado de qualquer lugar com conexão, tornando-a muito mais integrada, uma vez que a rotina do gestor não se restringe ao serviço in loco.

Vantagens em Aderir um Sistema ERP em Nuvem

Além de todas as vantagens do sistema ERP como: controle e qualidade da produção, relacionamento com o cliente, integração dos setores da indústria, acompanhamento das vendas, transparência e segurança, diminuição de erros, gestão de pessoas, previsibilidade, estruturação de processos, aumento da produtividade, tecnologias disruptivas, entre outras, você ainda pode contar com:

  • Segurança de dados
  • Rápida implantação
  • Flexibilidade
  • Diminuição de custos
  • Mobilidade
  • Foco na atividade principal
  • Menor preocupação com a manutenção
  • Equipe de suporte terceirizado

Todas essas vantagens de optar por um sistema ERP em nuvem permite que você tenha mais flexibilidade e possa gerenciar o seu negócio de qualquer lugar, além de minimizar os custos com implementação e manutenção do sistema.

Vale salientar que no caso de troca de servidor, seus dados possuem backup e podem ser migrados para outro sistema, sem o risco da perda ou vazamento dos dados da sua empresa. 

Outro ponto importante é que o sistema  ERP em nuvem possuem até mais funcionalidades que o ERP tradicional, pela vantagem de armazenamento, servidor e acessibilidade, por isso, se afirmarem o contrário, não está correto. Você não perde nada no que diz respeito à funcionalidade e precisão. Sua empresa só tem a ganhar com esse sistema. 

Portanto, na hora de escolher um sistema ERP com eficiência, moderno e com menor custo, opte pelo sistema em nuvem. Consulte a Mestres da Web e integre os setores de sua empresa e tenha o controle total em qualquer hora e lugar.

Posts Relacionados

Fábrica de Software

Software Para Fábricas: Tipos e Vantagens

A indústria 4.0 (considerada a quarta revolução…

Fábrica de Aplicativo

Notificação de App: Como Este Recurso Pode Ajudar Sua Empresa

Usar todos os recursos que a tecnologia…

Fábrica de Software

Como Funciona a Customização de Software

Para ajudar no crescimento do seu negócio…

Vamos juntos tirar seu projeto do papel?