fbpx
Novo Aprenda Conosco

Você sabe a diferença entre React JS e React Native?

Quem começa a aprender React comumente tem dúvidas sobre as bibliotecas que o compõem, uma vez que diferenciar cada uma pode exigir estudo e prática. Você sabe a diferença entre React e React Native? Descubra nesse post o que você precisa saber sobre ambos!

O que é React JS?

React JS é uma biblioteca baseada em JavaScript que facilita o desenvolvimento de interfaces para aplicações web e dispositivos móveis. Inicialmente, foi aplicada no Facebook para auxiliar no desenvolvimento front-end, uma vez que é um recurso rápido, muito mais simples e o melhor: escalonável.

Além disso, pode ser utilizado em conjunto com outras bibliotecas, o que o torna altamente vantajoso. Conheça algumas empresas que utilizam esse recurso:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Whatsapp:
  • Netflix;
  • Airbnb.

Como funciona o React JS?

A partir do DOM (Document Object Model Virtual), o React Js cria vários módulos da interface independente da resposta do navegador. Dessa forma, garante que a renderização do código seja mais rápida, uma vez que o JSX (Javascript e HTML) realiza esse procedimento.

Além disso, a partir da interface definida pelo programador na declaração do elemento, o React JS faz a renderização automática, o que gera um código-fonte muito mais leve e menor.

O que é React Native?

Baseado no React JS, o React Native é um biblioteca direcionada para dispositivos móveis, possibilitando tanto o desenvolvimento de interfaces nativas para Android quanto iOS. Além disso, assim como o React JS, o React Native utiliza JSX e DOM.

Qual a diferença entre React JS e React Native?

Embora ambos sejam utilizados para otimizar as interfaces durante o desenvolvimento front-end, há algumas diferenças:

  •  React JS e React Native não são o mesmo framework;
  • o React JS é direcionado para aplicações web, independente de serem móveis, já o React Native é usado especificamente para aplicativos móveis nativos;
  • cada um possui seus próprios benefícios:
    • o React JS melhora o SEO do site, é simples de aprender e também testar, possibilitando a migração entre plataformas.
    • o React Native permite que todos os recursos nativos da plataforma sejam utilizados, tendo como vantagens o foco em UI (User Interface), além da possibilidade de utilizar recursos em conjunto com aplicações externas.
Leia mais:  Aprenda a publicar aplicativos no Apple Store

Diferenças de funcionalidade em React JS e React Native

Ambos possuem funcionalidades em comum, mas para cada biblioteca o funcionamento é único. Confira mais a seguir.

DOM (Document Object Model Virtual)

A forma como o DOM altera componentes é a mesma em ambos: a atualização é realizada somente onde é necessário, não em toda a árvore de elementos. Contudo, enquanto no React JS a renderização é feita com HTML, no React Native, ao invés dessa linguagem de marcação, a biblioteca usa recursos nativos (Android e iOS). Isso torna ainda mais rápido e ágil as funcionalidades implementadas.

Criação de Animações

No React JS são usados componentes complementares para o desenvolvimento de animações, como:

  • css3;
  • React Animations;
  • ReactReveal.

Assim, é possível criar a partir de módulos específicos de acordo com a necessidade do desenvolvedor.

Já no React Nativo não é necessário usar CSS, uma vez que o próprio framework possui ferramentas para o desenvolvimento das animações (como o Animation API) e bibliotecas específicas (react-native-motion).

Recursos para desenvolvedores

O React JS possibilita seu uso em inúmeras ferramentas, tornando sua aplicação muito mais fácil. Além disso, a partir do React Developer Tools, é possível criar aplicativos completos.

Para quem deseja usar o React Native, se já há um conhecimento em React JS, o desenvolvimento é bem fácil. Isso ocorre, pois ambos possuem estruturas similares e as ferramentas usadas em React JS podem ser integradas ao React Native.

Navegação Geográfica

Enquanto o React JS pode utilizar recursos como o react-router, o React Native pode usar o react-navigation.

Aplicativos para plataformas

O React JS permite que os aplicativos tenham interfaces para diferentes dispositivos de forma simples, independente das dimensões da tela ou do sistema operacional.

Leia mais:  Aprenda a publicar aplicativos no Apple Store

Já o React Native não garante que um código totalmente nativo funcione adequadamente em qualquer tipo de dispositivo ou plataforma. Por isso, o ideal é optar por um código híbrido ou desenvolver especificamente para o dispositivo desejado.

Publicação de aplicativos

No React JS é possível executar a aplicação de forma simples, assim como ocorre em códigos HTML: é preciso realizar o upload no servidor e executá-lo no navegador. Contudo, usa-se o arquivo JavaScript e JSX compilados.

No React Native é preciso estar de acordo com as políticas internas da Play Store e Apple Store, sendo feita a publicação por meio dessas lojas.

Conclusão

Se você está aprendendo mais sobre React JS e React Native, mas estava em dúvida sobre as principais diferenças entre ambas, nesse post apresentamos suas principais características.

Cada aplicação, seja para web ou dispositivos móveis, deve ser planejada de acordo com a necessidade da empresa. No Mestres da Web você encontra profissionais altamente capacitados e experientes para fornecer as melhores soluções! Entre em contato conosco .

Spread the love

Posts Relacionados

Fábrica de Aplicativo

Como criar um aplicativo: o guia definitivo

https://www.youtube.com/watch?v=J1jk0Nn6eIc Antes de tudo, quero te parabenizar…

Fábrica de Software

O que é uma Software House e o que fazem?

Diante da era digital em que vivemos,…

Fábrica de Aplicativo

Sistema Web: o que é e como funciona?

Ao passo que o mercado se torna…

Fernando Cunha Fernando Cunha

Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.