facebook-pixel

Vamos conversar sobre o seu projeto

Fale sobre você

Qual o tipo do seu projeto?

Como criar um aplicativo: o guia definitivo

home/blog/aplicativos/Como criar um aplicativo: o guia definitivo
Como criar um aplicativo: o guia definitivo

Antes de tudo, quero te parabenizar por tomar a iniciativa de buscar conhecimento e sair da sua zona de conforto. É muito importante ser proativo e buscar sempre se atualizar e evoluir. Nossa missão através desse artigo é tirar você do ponto zero e te passar todas as informações essenciais para começar a criar seu primeiro aplicativo. Portanto, não deixe de ler nenhuma etapa a seguir, pois tudo que está neste artigo será essencial na sua jornada. Vamos lá?

 

Como criar um aplicativo: Planejamento

A princípio, seu aplicativo começará no papel e passará por uma série de análises que levantam requisitos, definem seu público e mapeiam gastos.


O Planejamento é uma das principais etapas para desenvolver um aplicativo. Ele é essencial para que o desenvolvimento aconteça com clareza e entregue um resultado que atenda suas expectativas, além de evitar que os gastos saiam do controle e extrapolam seu orçamento. A seguir listamos as principais perguntas que você deve saber responder antes de começar seu aplicativo.

 

Qual o objetivo do meu aplicativo?    

Pode-se dizer que esta é a pergunta mais importante a ser respondida, já que a criação do seu aplicativo gira em torno dela. 

Saber o objetivo do seu aplicativo significa identificar qual necessidade ou desejo do mercado ele busca atender


Você perceberá que durante toda a jornada de criação, muitas decisões serão baseadas no objetivo do seu app e no público que ele procura atender.


Aliás, os desenvolvedores farão diversos testes e verificações durante a jornada para garantir que o aplicativo está cumprindo aquilo que ele se propôs no planejamento.


Analisar a concorrência que você enfrentará também é vital para o crescimento e sobrevivência do seu app no mercado. Saiba quem são seus concorrentes e qual o potencial competitivo deles.


Na área de administração existe uma ferramenta muito utilizada chamada de análise SWOT. A proposta dela é analisar uma empresa ou produto, a fim de listar forças e fraquezas internas e oportunidades e ameaças externas.


Tente aplicar essa ferramenta na concorrência e em você mesmo para obter insights e o que é preciso para obter vantagem competitiva. 

 

Qual é a persona do meu aplicativo?

Antes do seu aplicativo começar a ser desenvolvido, é muito importante entender para quem ele está sendo criado e como essa pessoa pensa e age.


Uma ferramenta muito utilizada pelo marketing é a criação de uma persona. Que consiste em estudar o seu público e criar o cliente ideal baseado nos dados recolhidos.


A ideia é que a descrição da sua persona seja detalhada e profunda 

Isso torna possível que seu aplicativo seja criado de maneira pensada, para que ele mexa com a imaginação da sua persona e faça parte do universo dela. Além de tornar a comunicação através do aplicativo mais eficiente e sincronizada com o usuário. 

A seguir estão listadas algumas informações valiosas para a montagem da sua persona:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Ocupação profissional;
  • Renda salarial;
  • Estado civil;
  • Dor ou necessidade a ser resolvida;
  • Sonho;
  • Medo;
  • Hábitos de consumo.


Exemplo de persona desenvolvida para uma profissional de massagem:

 

Mariana Pereira, 30 anos, arquiteta, classe média alta, casada, tem dois filhos, mora no bairro trindade.

Não tem tempo para malhar e recorre a massagem modeladora para deixar o corpo mais definido. Seu sonho é ter o mesmo corpo antes de engravidar. Seu medo é de não poder ter esse tempo para relaxar, visto que tem uma rotina agitada. É uma cliente fiel e adquire pacotes anuais.

Lembrando que essas informações não são imaginadas, mas sim recolhidas através de clientes reais. 

Alguns podem achar que desenvolver uma persona é uma perda de tempo e não contribui em nada para o desenvolvimento do app. Mas não se engane por esse pensamento, pois sem termos um público ou persona para qual desenvolvemos o aplicativo, acabamos tomando muitas decisões pelo achismo e criando um produto para nós mesmos.

 

Como criar um aplicativo: decisões importantes

Agora que você sabe responder com clareza as duas perguntas anteriores, as seguintes decisões serão mais fáceis de serem tomadas.

Baseado no objetivo do seu aplicativo e na sua persona, você precisa definir o sistema operacional no qual seu app irá funcionar, o tipo do app e a plataforma na qual ele será distribuído digitalmente.


Sistema operacional

A escolha do sistema operacional depende do sistema mais utilizado pela sua persona, sendo os principais, atualmente, Android e iOS. Essa decisão também vai depender dos requisitos funcionais do seu app (falaremos mais sobre isso a frente), no entanto, não existe razão em desenvolver um aplicativo para um sistema operacional que seu público não utiliza, correto? Portanto, não deixe de ter essa informação para fazer a melhor escolha.


Plataforma de distribuição

O mesmo vale para a plataforma na qual será distribuído o app. É preciso saber em que marketplace, site ou loja seu público e persona estão presentes, para que seu app tenha visibilidade e possa ser baixado com facilidade pelas pessoas.

Caso contrário, seu aplicativo terá sérios problemas para ser encontrado pelo seu público.  

 

Como criar um aplicativo: Definindo um MVP

O próximo passo para iniciar a jornada de criação é criar um MVP. Um MVP ou Produto viável mínimo (Minimum viable product) é um conceito nascido das startups, que consiste em elaborar um produto com o mínimo de recursos necessários, mas que seja capaz de cumprir a sua proposta de valor e seja testável no mercado.


Aplicando este conceito no desenvolvimento de apps, você deve pensar numa primeira versão do seu aplicativo com as funcionalidades obrigatórias que garantem que seu aplicativo fará o que ele propõe.

Um bom exemplo de MVP é o site criado anteriormente pela Amazon:


A Amazon começou como uma livraria que tentava apresentar uma solução mais prática para clientes. Antes, o mercado era dominado por livrarias físicas, como a Barnes and Nobles. Para testar, a Amazon criou um site com design bem simplificado e vendia apenas livros a preços baixos. Logo, cresceu e hoje é conhecida como “A Loja de Tudo”.

 

Engenharia de requisitos

A engenharia de requisitos engloba um conjunto de tarefas a serem executadas para gerar uma documentação de requisitos. 


Tudo o que estiver contido no documento possibilitará que o aplicativo seja criado, atualizado e reparado sempre que necessário de acordo com o que foi inicialmente estipulado. 


Para a criação de um MVP, será necessário um levantamento de requisitos.

 

Como criar um aplicativo: levantamento de requisitos

Nesta etapa, são definidos todos os requisitos funcionais e não funcionais para que seja possível o funcionamento do app.


Requisitos funcionais

Aqui devem ser listados todos os problemas e necessidades que devem ser atendidos e resolvidos pelo aplicativo por meio de funções.

Exemplos:

  • Consultar o status de um pedido;
  • Realizar compras;
  • Comunicar-se com um atendente;
  • Elaborar relatórios;
  • Alterar informações de um registro;
  • Buscar pratos específicos em um cardápio.

Tudo o que for relacionado a uma ação a ser feita é considerado uma função. Tente deixar os requisitos funcionais o mais objetivo e o menos ambíguo possível. Isso garante que seu app realizará de fato o que ele se propõe.


Requisitos não funcionais

Enquanto os requisitos funcionais focam no que será feito, os requisitos não funcionais pensam em como será feito. Portanto todos os pré-requisitos do sistema, de hardware, de software e operacionais são listados nesta etapa.

Exemplos:

  • Sistema operacional;
  • Consumo de memória;
  • Banco de dados;
  • Processamento;
  • Dispositivos suportados;
  • Conexão.


Não se esqueça dos recursos humanos, que também podem ser obrigatórios para o funcionamento do app, como por exemplo uma equipe especializada para administrar o app.


Se uma equipe de administração realmente for necessária, outros recursos provavelmente surgirão, como computadores ou smartphones de trabalho para os funcionários.


Geralmente, parcerias também são um recurso-chave para o funcionamento da maioria dos apps, que vão desde serviços que precisarão ser contratados até softwares externos que serão integrados ao aplicativo.  


Tipos de aplicativo

Nativo: Um aplicativo nativo é aquele que é desenvolvido através de uma linguagem específica e para um determinado sistema operacional. Ou seja, são apps desenvolvidos especificamente para IOS ou Android e que são comumente encontrados nas lojas de aplicativos.


WebApp: Este tipo de aplicativo na realidade não é um app de verdade, e sim um site que se adapta aos dispositivos móveis, dando a impressão de ser um aplicativo. Alguns exemplos de Web App são o Youtube, Outlook e Google Drive.


Híbrido: O aplicativo híbrido é uma mistura dos tipos web e nativo. Ou seja, ele funciona como um app nativo, mas sua codificação é toda desenvolvida na linguagem web, que pode ser HTML5, JavaScript ou CSS, que funcionam perfeitamente tanto no Android quanto no iOS.

 

Mapeamento de gastos

Como você já deve ter percebido, criar um aplicativo gera diversas origens de gasto, portanto é muito importante mapear todas elas para controlar o orçamento e não extrapolar os valores.


Até esta etapa, já foram tomadas diversas decisões importantes que influenciam no valor a ser investido. 

Alguns exemplos de gastos a serem considerados: 

  • contratação de desenvolvedores; 
  • equipes de administração do app; 
  • serviços contratados; 
  • campanhas de publicidade;
  • conta de publicador na play store e apple store.

 

Monetização

Esta etapa é fundamental para que seu app tenha um ROI (Retorno sobre investimento) positivo e consiga se sustentar.

Existem muitas maneiras de ganhar dinheiro através do seu aplicativo. A seguir alguns exemplos:

  • Download pago (App pago);
  • Compras no aplicativo;
  • App com período de teste;
  • Aplicativo Freemium (Planos gratuitos e pagos);
  • Publicidade no aplicativo;
  • Paywalls (conteúdos desbloqueados através de pagamento).

 

Como criar um aplicativo: Esboço do aplicativo

Esta é a última etapa antes do desenvolvimento acontecer realmente, portanto deve ser feito com muita atenção. Organize todas as ideias que você teve ao longo do planejamento e, através de um papel, tente estruturar seu app, ilustrando as telas e traçando como o usuário acessaria todas as funcionalidades e caminhos.

 

Não é necessário ilustrar algo muito elaborado, pois são apenas esboços, mas isso servirá como guia para o design final que será baseado na interface e experiência de usuário. Não necessariamente o seu fluxo será validado pelo profissional desenvolvedor, mas certamente servirá de guia para a versão final.

 

Como criar um aplicativo: Desenvolvimento

Finalmente é hora de pôr a mão na massa e colocar em prática o que foi planejado!

Desde já, sugiro que você conte com o auxílio de uma equipe especializada terceirizada. Desenvolver é uma atividade complexa e que exige mesmo muito tempo de estudo e prática.


Isso pois diversos conhecimentos técnicos e teóricos diferentes são exigidos.


Estes são alguns conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de um app:

  • Design UX (experiência de usuário);
  • Design UI (Interface do usuário);
  • Linguagens de programação;
  • Lógica de programação;
  • Banco de Dados;
  • Gestão de projetos;
  • Inglês.


Existem diversas opções de empresas de desenvolvimento de apps no mercado, que contam com equipes completas e preparadas para atender sua solução.


Porém, mesmo que o desenvolvimento seja terceirizado, ainda é importante entender como esse processo funciona para ter uma boa comunicação com os profissionais envolvidos e compreender pelo que cada um deles é responsável na criação do seu app.


Construção do design

Este é o momento em que toda a aparência, identidade visual, e interações do aplicativo serão projetadas. Nesta etapa os conhecimentos de design UX e UI serão essenciais para um trabalho de qualidade.


Esta atividade é muito importante para que seu app tenha uma interface intuitiva, fácil e agradável de ser utilizada. 

Um bom aplicativo não é apenas bonito e agradável visualmente, mas que além disso, seja funcional e entregue a sua proposta de valor.


Ambientes de desenvolvimento integrado

Para desenvolver a plataforma do aplicativo, será usado um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), que é um software que reúne as ferramentas comuns de desenvolvimento em uma única interface gráfica, facilitando todo o processo de criação.


Alguns exemplos de IDE são:

  • Visual Studio;
  • Eclipse;
  • Aptana;
  • Android Studio;
  • X Code.


Kits de desenvolvimento de software

Os SDKs (software development kit) reúnem bibliotecas, exemplos de códigos, notas técnicas, depuradores, compiladores, APIs, dentre outros utilitários que permitem manipular arquivos necessários durante o desenvolvimento de aplicações.


Cada SDK possui especificidades como a linguagem de programação e plataformas específicas. Portanto, existem SDKs como Android SDK e iOS SDK feitos para um respectivo sistema operacional.


Linguagens de programação

As linguagens de programação a serem envolvidas irão depender do tipo de aplicativo escolhido para produção. Portanto, cada tipo irá trabalhar com linguagens específicas.


Apps nativos: Android - Java ou Kotlin ; iOs - Objective-C ou Swift


Apps híbridos: Javascript e Dart


Web Apps: Javascript ou PHP e ferramentas como HTML5 e CSS3


Frameworks

Um framework é um conjunto de códigos prontos que podem ser usados no desenvolvimento de aplicativos e sites. O objetivo dessa ferramenta é aplicar funcionalidades, comandos e estruturas já prontas para garantir qualidade no desenvolvimento de um projeto. Cada framework é criado para uma linguagem específica


Podemos dizer que entre as principais vantagens de um framework está a de terminar um projeto em um tempo menor e com alguma garantia de qualidade.


Tipos de desenvolvedores  

Existem três tipos de desenvolvedores: Front End, Back End e Full-Stack


Desenvolvedores Front-end são responsáveis pela parte do app que interage diretamente com o usuário, portanto são eles que dão vida a interface do aplicativo e são grandes influenciadores na experiência do usuário.


Desenvolvedores Back-end são responsáveis pelos “bastidores” do aplicativo e são especializados em regra de negócio e banco de dados, portanto são eles que garantem o funcionamento adequado do app e suas funcionalidades.


Desenvolvedores Full-Stack são o melhor dos dois mundos e trabalham tanto no front-end quanto no back-end e são capazes de entregar um projeto do início ao fim, no entanto, são profissionais raros e valorizados no mercado, devido à grande amplitude de conhecimento necessário para se tornar um desenvolvedor Full-Stack.


Para desenvolver um app, no mínimo serão necessários os desenvolvedores front-end e back-end. Dependendo da complexidade do seu app, serão exigidos mais ou menos desenvolvedores.


Como criar um aplicativo: Testes e ajustes necessários

Durante o projeto, diversos testes serão realizados a fim de garantir o melhor resultado possível do app e certificar que ele está estável e não apresenta mais erros.


Os testes são fundamentais, pois só através deles é que surgem os problemas para serem corrigidos.

Alguns testes realizados são os de:

  • Usabilidade
  • Segurança
  • Integração
  • Performance
  • Instalação
  • Funcional

É importante que usuários reais também tenham a chance de experimentar e testar o app, para obter um olhar externo sobre a aplicação e gerar feedbacks valiosos para o resultado final. 


Como criar um aplicativo: lançamento 

Enfim a hora mais esperada. Com o aplicativo já testado e pronto, é hora de realizar o lançamento do app.

Para hospedar o app em um servidor, os custos podem ser de R$ 500 a R$ 30.000 mensais. Comece com uma hospedagem barata se não espera ter um grande volume de pessoas acessando o app inicialmente.


Se seu app for lançado em lojas como Apple Store e Play Store, será necessário ter uma conta de developer ou Publisher, que por sua vez são pagas. Atualmente uma conta na Apple Store custa US$ 90 anuais, enquanto uma conta na Play Store custa US$ 25 uma única vez.

 

Pós-lançamento

Além de um bom desenvolvimento, é muito importante ter uma boa estratégia de marketing para que seu app chegue até o público-alvo e tenha um lançamento de sucesso.


Portanto, após o lançamento, fique atento aos dados analíticos do seu app para tirar insights e tomar decisões inteligentes de marketing, para aprimorar cada vez mais a experiência do usuário e escalar o seu app.


Só através de um processo constante de análise, implementação e verificação dos dados analíticos do seu app que ele sairá de uma versão MVP e se tornará um app grande e avançado.


A Mestres da Web deseja uma boa sorte na sua jornada de criação e esperamos que nosso conteúdo tenha te ajudado a entender como criar um aplicativo!  Obrigado por ler até aqui!

Artigo deFernando CunhaCom mais de 15 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.