Novo Aprenda Conosco

Afinal, o que é Criação de Protótipo?

Tirar um projeto do papel consiste em colocar uma ideia para funcionar em definitivo. Como você tem certeza de como ficará seu projeto sem antes experimentar um esboço de como será seu desenvolvimento.

A criação de protótipo é uma etapa importante para que você possa visualizar seu projeto tomando forma, fazer as modificações necessárias para um bom funcionamento, as adaptações que deverão ser feitas e se, de fato, o projeto é viável ou não.

Para entender melhor como funciona o protótipo e porque ele é tão importante para colocar seu projeto em prática, continue a leitura do texto até o final.

O que é um Protótipo?

Um protótipo é uma amostra rudimentar de trabalho, modelo, maquete ou apenas uma simulação do produto real com base no qual as outras formas (MVP, produto final e variações) são desenvolvidas.

O principal motivo por trás da prototipagem é validar o projeto do produto real. Às vezes, a criação de um protótipo é chamada de materialização, pois é o primeiro passo para transformar o projeto virtual ou conceitualizado na forma física real. É a versão preliminar do produto real desenvolvido para:

  • Validar o design do produto;
  • Apresentar aos investidores ou licenciados;
  • Proteção da propriedade intelectual;
  • Remoção de dobras na fabricação;
  • Teste e refinamento do produto;
  • Viabilidade do projeto;
  • Representação.

Qualidades de Um Bom Protótipo

Estas são algumas das qualidades que a criação de protótipo precisa ter para ser possível fazer uma boa avaliação de como ficará o projeto final:

  • Representação: um protótipo é uma representação rudimentar do produto real. Ele representa a aparência e/ou o
    funcionamento do produto.
  • Precisão: quanto mais precisa a criação de protótipo, melhor a resposta e o feedback.
  • Funcional: um bom protótipo executa as funções básicas do produto real (se possível).
  • Melhoria: um bom protótipo é aquele que pode ser improvisado com o mínimo esforço. Este é um dos aspectos mais
    importantes da prototipagem como um protótipo está sujeito a muitas improvisações.
Leia mais:  10 Situações que Indicam que Você Precisa de Um Software

Tipos de Protótipos que Podem Ajudar a Validar a Sua Ideia

  • Protótipos funcionaisOs protótipos funcionais são projetados para imitar o mais próximo possível as funções do produto real, não importando o quão diferente elas sejam do produto real.
  • Protótipos de exibiçãoOs protótipos de displays são projetados com mais foco no aspecto e na sensação do produto do que nas suas funções. Estes protótipos podem ou não funcionar, mas representam muito bem a aparência do produto real.
  • Protótipos MiniaturasAs miniaturas são versões menores ou as versões básicas do produto focadas tanto no aspecto funcional quanto no aspecto de exibição. No entanto, estes não são os produtos reais e necessitam de muitas qualidades do produto real.
  • Protótipo de descarteProtótipo de descarte refere-se aos modelos que eventualmente são descartados ou jogados fora, em vez de se tornarem parte do produto real. Estes produtos são usados apenas para representar o que um produto real pode fazer. Protótipos de descarte também são chamados de protótipos de fim próximo.
  • Protótipo evolutivoA prototipagem evolutiva utiliza uma abordagem diferente da prototipagem descartável e envolve a construção de um protótipo básico, mas robusto, de uma forma que pode ser aperfeiçoada e construída para formar um produto realmente vendável. Isto evita o desperdício de recursos.
  • Exemplos de ProtótiposOs protótipos vêm em muitos tipos e formatos. Tudo depende da razão do que um protótipo é criado. Enquanto alguns protótipos são desenvolvidos apenas para representar ou imitar o funcionamento ou a aparência do produto (protótipos em papel, protótipos HTML, etc.) aos investidores, alguns incluem a exibição de uma versão em miniatura (impressão 3D, versão única do lote, etc.) do produto com funcionalidade total ou parcial.
Leia mais:  O que é Customização de Software? Vale a Pena?

Exemplos de Modelos de Criação de Protótipos:

1. Protótipos de papel

Um protótipo em papel é um exemplo de um protótipo descartável criado sob a forma de desenhos em bruto ou de esboços à mão da interface do produto, desenho frontal e, às vezes, o trabalho de retaguarda.

2. Impressão 3D

A última tecnologia tornou possível imprimir uma versão 3D do seu produto que pode realmente funcionar. Mas esta técnica não é viável para a produção em massa.

3. Protótipo digital

Um protótipo digital permite aos desenvolvedores de produtos criar um modelo virtual do produto que lhes permite ver como os componentes individuais trabalharão em conjunto e como o produto
será uma vez concluído.

4. Modelo da escala

O modelo em escala é um modelo menor e não funcional comumente utilizado para a prototipagem de grandes produtos como edifícios, automóveis, etc.

É muito importante para o funcionamento do projeto que a criação do protótipo seja feita em equipe, com a colaboração de toda a equipe e clientes. Para isso, o DevOps é muito importante para colocar as ideias em prática.

Precisando de uma empresa para a criação de protótipo para criação de aplicativo ou criação de software para gerenciar os setores do seu negócio? Entre em contato com os especialistas da Mestres da Web e conheça nossas soluções em tecnologia para você e sua empresa.

Spread the love

Posts Relacionados

Fábrica de Software

Benefícios do JavaScript para o Marketing de Startups

Neste artigo você vai conhecer os Benefícios…

Conteúdos

Como aumentar suas vendas: melhore seu faturamento durante a pandemia

Um dos maiores sofrimentos ocasionados pela pandemia,…

Tecnologias

Javascript é a melhor linguagem para a minha startup?

Sabemos que existem inúmeras linguagens de programação,…

Criado pelos Mestres © 2020 Todos os direitos reservados. CNPJ: 32.074.620/0001-61