fbpx
Novo Aprenda Conosco

O que é uma Software House e o que fazem?

Diante da era digital em que vivemos, e da crescente demanda de empresas se transformarem digitalmente, o mercado de desenvolvedores de softwares e software houses se tornou extremamente promissor.

Leia nosso artigo para aprender sobre o conceito de software house e como funciona o trabalho dessas empresas.

 

O que é uma software house?

 

Software house é um termo utilizado para categorizar empresas especializadas no desenvolvimento de softwares e aplicativos. Contando com uma equipe qualificada de desenvolvedores, designers, programadores, gestores de projeto e analistas de QA, o objetivo da empresa é atender desde demandas simples até necessidades mais complexas e específicas.

 

Como uma software house desenvolve um software/app?  

 

O desenvolvimento de softwares e apps é uma atividade complexa, longa e constituída de várias etapas, mas que podem ser categorizados em 4 grandes partes: planejamento, desenvolvimento, testes e lançamento.

Planejamento

 

A princípio é feito um grande planejamento onde cliente e empresa se reúnem para levantar e analisar todos os requisitos que o software ou app terá. 

Além disso, questões muito importantes como o objetivo a ser cumprido pela aplicação e o público-alvo que será atendido também são colocados em questão, e serão fundamentais para que o trabalho da software house atenda as expectativas do cliente 

Existe uma grande engenharia de requisitos por trás do planejamento de uma aplicação, que tem como objetivo gerar uma documentação, com tudo o que possibilitará que o software ou app seja criado, atualizado e reparado sempre que necessário. 

Essa documentação é chamada de documentação de requisitos

 

Desenvolvimento

 

Depois de levantar e analisar todas as informações no planejamento, é hora de colocar tudo em prática.

Diversos conhecimentos técnicos e teóricos são exigidos nesta etapa, portanto este é o momento em que diversos profissionais trabalham juntos para tornar a aplicação uma realidade.

 

Leia mais:  Afinal, o que é Criação de Protótipo?

Alguns destes conhecimentos são:

  • Design UX (experiência de usuário);
  • Design UI (Interface do usuário);
  • Linguagens de programação;
  • Lógica de programação;
  • Banco de Dados;
  • Gestão de projetos;
  • Inglês.

 

Testes e ajustes necessários

 

Durante e depois do desenvolvimento, diversos testes são feitos para extrair todos os erros que surgem na execução da aplicação, para assim garantir o melhor resultado possível e certificar que o software ou app funciona com estabilidade e não apresenta mais erros.

Os tipos de teste são variados e possuem diferentes propósitos. Existem testes de performance, segurança, usabilidade, instalação, entre outros.

Durante essa fase, é importante que usuários reais também participem de testes, para obter um olhar externo sobre a aplicação e gerar feedbacks valiosos. 

 

Implantação

 

Esta etapa é quando o software ou app, depois de feitos todos os testes e ajustes, é entregue propriamente ao cliente. É responsabilidade da software house garantir a adoção do cliente à aplicação e realizar alterações ou manutenções de acordo com o que for necessário.  

 

Quando convém contratar uma software house?

 

  • Seu projeto é complexo?
  • Seu projeto não é urgente?
  • Você está procurando por um software ou app de alta qualidade?
  • Sua empresa não tem experiência em desenvolvimento de aplicações?

Se você respondeu sim a todas essas questões, contratar uma software house pode ser uma ótima solução para desenvolver seu projeto.

No entanto, se sua necessidade não é muito complexa ou específica, existem diversas opções de software de prateleira disponíveis, que atendem as necessidades mais comuns de diferentes segmentos do mercado.

 

Como escolher a melhor software house?

 

Antes de contratar uma software house para desenvolver sua aplicação, avalie o portfólio da empresa para se certificar que os projetos já desenvolvidos por ela atendem a sua expectativa de qualidade. Não deixe de procurar por feedbacks de clientes nas redes sociais e em sites de reclamação como o reclame aqui.

Tenha em mente que uma aplicação de qualidade pode exigir um alto investimento, porém possui um potencial enorme de retorno sobre investimento (ROI), devido a quantidade de automações de processos que um software ou app é capaz. 

 

Leia mais:  Software de prateleira: o que é e quando optar por um?

Obrigado por ler até aqui! Nós da Mestres da Web esperamos ter te ajudado. Nossa equipe de desenvolvedores é preparada para atender desde necessidades simples para pequenos negócios até soluções complexas para grandes empresas. Conheça a Mestres da Web!  

Spread the love

Posts Relacionados

Fábrica de Aplicativo

Como criar um aplicativo: o guia definitivo

https://www.youtube.com/watch?v=J1jk0Nn6eIc Antes de tudo, quero te parabenizar…

Fábrica de Software

O que é uma Software House e o que fazem?

Diante da era digital em que vivemos,…

Fábrica de Aplicativo

Sistema Web: o que é e como funciona?

Ao passo que o mercado se torna…

Geovana de Paula Geovana de Paula

Head of Marketing