fbpx
Novo Aprenda Conosco

Conheça as linguagens de programação mais procuradas pelo mercado

Quem trabalha com tecnologia da informação, precisa conhecer as linguagens de programação mais procuradas pelo mercado. Dessa forma, você se torna mais qualificado na profissão, o que aumenta a qualidade do seu trabalho e as suas chances de empregabilidade.

Além disso, como você deve saber bem, existem muitas linguagens. Então, mesmo que você opte por se especializar em somente uma delas, ainda assim o ideal é que conheça pelo menos o básico das outras. Para isso, acompanhe o post!

  1. C

A primeira das linguagens de programação que vou apresentar aqui é a C. Saiba que esta é, provavelmente, a mais reconhecida entre todas as linguagens. Até por isso, tem variantes, como vou mostrar mais adiante.

Tudo isso está ligado ao fato de a linguagem C ser uma das mais antigas no mercado. Inclusive, é utilizada desde sua criação tanto por Microsoft quanto por Linux, por exemplo.

Como benefícios, ela permite uma boa portabilidade de programas para outros dispositivos. Além disso, possui uma boa performance em praticamente qualquer máquina e tem suporte em basicamente todos os tipos de sistema operacional.

  1. C++

A C++, como você pode notar pelo nome, é uma das linguagens de programação derivadas da linguagem C, que apresentei acima. Neste caso, ela é especialmente utilizada no desenvolvimento de sistemas corporativos, na academia e em games. 

Além disso, ela é um pouco mais rebuscada que a anterior, de forma que exige mais do programador. Ainda assim, graças à ampla utilização dela, há grande oferta de vagas para especialistas na linguagem.

  1. C#

Outra das linguagens de programação que é variante da linguagem C é a C#. De certa forma, inclusive, ela se assemelha à linguagem C++, porque é mais complexa não somente do que C, como também de outras, como JavaScript e Python.

Aliás, outra semelhança com C++ é o uso da linguagem C# no desenvolvimento de games. Portanto, se você deseja atuar nessa área, é essencial saber sobre C#.

  1. JavaScript

Muito popular, JavaScript é uma linguagem de programação que foi, inicialmente, implementada nos browsers. Dessa forma, permitia que scripts fossem executados pelo cliente com interação com o usuário, sem que precisasse passar pelo servidor.

Hoje em dia, a linguagem JavaScript ainda é muito utilizada, em particular em aplicações web. Além disso, tanto em mobile quanto em desktop há utilização dela, com a finalidade de proporcionar interatividade.

Assim como a C, JavaScript é muito fácil de aprender, o que traz um ponto positivo. Por isso, se você quiser estudar sobre ela, deve conseguir com maior facilidade.

  1. Python

Quando o assunto é o de linguagens de programação, quem nunca ouviu falar de Python, não é verdade? Saiba, aliás, que esta é considerada, por muitos programadores, como a mais fácil de aprender.

Também por isso, é uma das mais utilizadas e requisitadas no mercado. Isto ocorre em especial quando falamos de machine learning e de desenvolvimento web.

  1. Swift

Entre as linguagens de programação, Swift é aquela utilizada pela Apple. Isto significa, em outras palavras, que ela funciona apenas em dispositivos com sistema operacional iOS, como os apps para iPhone ou iPad.

Por isso, graças à popularidade dos dispositivos Apple, se especializar na linguagem Swift também pode ser uma boa ideia. Ou seja, uma vez que a presença da marca no mercado é forte, há a criação de boas oportunidades para programadores.

  1. PHP

A linguagem de programação PHP é outra das mais antigas, tendo sido desenvolvida no ano de 1995. Inclusive, originalmente foi criada para o desenvolvimento de aplicações web, que é a principal utilização dela hoje em dia também. Saiba, inclusive, que a versão web do Facebook é mantida em PHP, por exemplo.

Além disso, a linguagem PHP tem outros fatores de destaque. Por exemplo, ela permite a integração entre as informações da página e o banco de dados MySQL, a inclusão de funções que o HTML não permite, tem boa velocidade e uma sintaxe parecida com C e C++.

  1. Java

Para finalizar, temos aquela que, entre as linguagens de programação, disputa com C o posto de mais conhecida. A linguagem Java também é antiga, e foi criada no ano de 1991. Isto, porém, não quer dizer que ficou para trás.

Pelo contrário, diga-se de passagem. Hoje em dia, até mesmo empresas como a Intel, a Yahoo e o Google a utilizam no desenvolvimento de sistemas. 

Em resumo, essas são as 8 principais linguagens de programação. Todas elas têm boa procura no mercado, de modo que você pode se especializar em uma ou até em mais de uma.

Entre elas, qual você prefere? E qual deseja conhecer mais? Deixe nos comentários!

Spread the love
Leia mais:  UX Design: Vantagens e Benefícios Para Colaboradores

Posts Relacionados

Outros

Conheça os benefícios dos aplicativos de celular

Se a sua empresa está pensando em…

Fábrica de Aplicativo

5 vantagens de criar um aplicativo móvel para negócios

Criar um aplicativo móvel para negócios pode…

Outros

10 estratégias para transformar sua empresa em um negócio de sucesso

Um negócio de sucesso requer persistência, planejamento…