fbpx
Novo Aprenda Conosco

If/else em Python: saiba tudo sobre estrutura condicional

O uso da estrutura condicional pode ser bastante útil para quem está aprendendo a programar. Por isso, aprender como utilizar if/else em Python é uma ótima dica, inclusive para quem não é da área da programação.

Isto é considerado algo simples e, depois de pegar o jeito, você vai ver como é fácil. Então, para aprender de vez, siga lendo!

If/else e a programação em Python

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre a programação em Python. Afinal, de que forma a estrutura condicional se insere nesta linguagem?

Pois bem, esta é uma linguagem de programação de alto nível. Como características, ela é modular, multiplataforma, dinâmica, orientada a objetos e interpretada.

Dessa forma, ela é considerada popular entre os programadores e inclusive entre quem não é programador, mas quer aprender a respeito. Isto porque é relativamente simples. Assim, é utilizada por cientistas de dados, matemáticos, engenheiros, entre outros.

Por todos esses motivos e muito mais, então, esta linguagem é bastante utilizada. Nas próximas seções, então, você vai começar a entender melhor sobre sua estrutura condicional, começando com o que significa if/else em Python.

If/else em Python

If/else em Python possuem diferentes significados dependendo da forma pela qual estão organizados. Por isso, antes de avançar na estrutura condicional e em seus operadores, entenda o que significa cada um:

  • if: é uma estrutura que avalia uma expressão e, com base nisso, determina uma ação.
  • If/else: traz uma adição ao if, que é a possibilidade de identificar um comportamento específico para o caso de a condição não ser satisfeita.
  • If/elif/else: o uso de elif serve para trazer mais uma possibilidade. Ele permite avaliar condições intermediárias, antes de usar o else.

Por agora, pode ser que ainda esteja um pouco confuso na sua cabeça. No entanto, fique tranquilo. Mais à frente, vou trazer exemplos práticos e você vai entender melhor.

Operadores e estrutura condicional

Agora que você já sabe o que singnificam if/else em Python, é hora de entender como funcionam os operadores nesta linguagem. Em geral, podemos separar em alguns tipos. 

  • Igualdade: os operadores de igualdade são == e !=. O primeiro verifica a igualdade entre valores, enquanto o segundo verifica a diferença.
  • Comparação: entre os operadores de comparação, temos > (verifica se um valor é maior do que o outro), < (verifica se é menor), >= (verifica se é maior ou igual) e <= (verifica se é menor ou igual).
  • Sequência: o operador In serve para identificar se o valor está contido num conjunto.

Em síntese, estes são os operadores e suas explicações. Agora, então, aprenda como se organiza a estrutura condicional em Python:

Estrutura condicional simples

A estrutura condicional simples serve, por exemplo, para que você tenha um retorno de verdadeiro ou falso quando aplicar uma condição à programação. Você pode utilizar como no exemplo abaixo:

if soma > 10:

print(‘maior que dez1)

Estrutura condicional composta

Já, na estrutura condicional composta, podemos ter a aplicação tanto do if quanto do else, por exemplo. Neste caso, enquanto if se refere a uma resposta verdadeira, else se refere à sua oposição, assim como no exemplo:

 if idade >= 16:

print(‘pode votar’)

else idade < 16:

print(‘não pode votar’)

Estrutura condicional aninhada

Por fim, temos a estrutura condicional aninhada quando falamos de if/else em Python. Neste caso, há uma série de condições na forma de cascata. Desse modo, temos um if dentro de outro if. 

Então, aqui há um incremento. Agora, há de se atribuir uma mensagem para o caso de o valor retornado ser igual a zero. Há, também, o aparecimento do comando elif, que é uma junção de else + if.

Por isso, veja como fica o exemplo:

if soma > 0:

print(‘maior que zero’)

elif soma = 0:

print(‘zero’)

else:

print(‘menor que zero’)

Bom, e você, conseguiu entender como utilizar if/else em Python? Está mais confiante para utilizar estrutura condicional? Para mais dicas sobre programação e desenvolvimento, continue acompanhando nosso blog!

 

Spread the love
Leia mais:  In-App Purchase: O que é e como aplicar?

Posts Relacionados

Outros

O que é o banco de dados MongoDB?

O banco de dados MongoDB começou a…

Outros

If/else em Python: saiba tudo sobre estrutura condicional

O uso da estrutura condicional pode ser…

Outros

O que é full stack development?

Atuar no full stack development é uma…