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Inteligência artificial: como contribui no atendimento ao cliente

A aplicação da inteligência artificial é cada vez mais ampla, em especial quando falamos de aplicações de atendimento ao cliente. Dessa maneira, os avanços tecnológicos, como a automatização, permitem cada vez mais benefícios às empresas.

Justamente por essa razão, é também cada vez mais comum que empresários busquem cada vez mais adaptar estas soluções aos seus negócios. Portanto, para que você entenda exatamente o que é a inteligência artificial e como aplicá-la no atendimento ao cliente, siga lendo!

O que é a inteligência artificial

A inteligência artificial (AI ou IA, do termo em inglês) é uma área que visa dar mais autonomia aos sistemas de computador. Dessa maneira, ela permite que estes sistemas sejam capazes de buscar soluções mais eficazes aos problemas corriqueiros.

No entanto, engana-se quem pensa que essa é uma área nova. Pelo contrário, desde pelo menos a década de 1940 estudos são desenvolvidos sobre AI. Agora, porém, é que certamente estamos no auge – e que ainda tende a evoluir bastante.

Hoje em dia, então, a inteligência artificial já tem muitas aplicações, inclusive na questão do atendimento ao cliente, como veremos hoje. Assim, ela permite principalmente a automatização de tarefas que antes seriam feitas por alguém da empresa.

Portanto, as ferramentas de inteligência artificial para o atendimento ao cliente permitem o atendimento dele com maior facilidade. E tudo isso mantendo uma boa eficácia, em especial para dúvidas e problemas mais habituais.

Benefícios da inteligência artificial no atendimento ao cliente

Ninguém usaria a inteligência artificial caso ela não tivesse benefícios, não é verdade? De fato, existem vantagens da IA no atendimento ao cliente, que podem ser resumidas particularmente nas abaixo:

  • Automatização: como já falei, esta é um dos principais pontos positivos da aplicação da IA. Dessa maneira, ao permitir a automatização de tarefas, diminui custos com pessoal e permite a alocação dos funcionários em funções mais importantes na empresa, sem perder em eficiência.
  • Permite a análise de dados: os sistemas de computador permitem o cruzamento e a análise de informações para identificar exatamente qual é a resposta ao problema.
  • Personalização do atendimento: engana-se quem pensa que o atendimento com IA é genérico. Por mais que os problemas possam ser comuns, estes sistemas permitem uma certa personalização do relacionamento com o público.
  • Torna as respostas mais rápidas: o sistema de inteligência artificial funciona 24 horas por dia, sem parar. Desse modo, qualquer consumidor que tiver uma dúvida mais simples poderá ser atendido imediatamente, além de gerar uma sensação de que tem a atenção da empresa. 

Perceba, então, que esses são apenas os principais pontos positivos da adoção da inteligência artificial no atendimento ao cliente. Além deles, podem ocorrer outros ainda, os quais são variáveis a depender das necessidades que o seu negócio possui.

Aplicações de sistemas de IA

Pois bem, já mencionei os benefícios da inteligência artificial no atendimento ao cliente. Por certo, isto acontece a partir das aplicações práticas que ela pode oferecer às empresas em geral. 

Dessa maneira, diversos tipos de aplicativos, programas, sistemas e plataformas podem ser criados para gerar uma resposta mais eficaz e ágil ao consumidor. Ou seja, para gerar respostas que melhorem a experiência do cliente.

Assim, a IA torna possível que estes consumidores possam acessar as informações e os serviços instantaneamente, sem ter a necessidade de esperar em filas. Isso pode acontecer, por exemplo, a partir de dois tipos de ferramentas.

Um deles, então, é o da chamada Unidade de Resposta Audível (URA), que é como se fosse uma atendente eletrônica. Ela gera respostas automáticas aos clientes que ligarem, dispensando uma atendente humana.

O outro caso mais comum é o dos chatbots. Como sugere o nome, eles são aplicativos que também promovem a interação, mas dessa vez por texto, como num chat com o cliente. Assim, isto pode ser feito pelo WhatsApp, pelo SAC da empresa ou até pelas redes sociais.

E você, busca uma solução de inteligência artificial para a sua empresa? Então entre em contato com a Mestres da Web para ter uma ótima experiência!

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Leia mais:  O que é benchmark e por que fazer?

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