fbpx
Novo Aprenda Conosco

A lista essencial das linguagens de programação (2021)

 

A tecnologia cresce em uma escala exponencial, e está atingindo uma velocidade extraordinária. Ao passar dos anos, novas tecnologias capazes de mudar nossas vidas surgem com mais frequência, e por consequência, o profissional de programação está cada vez mais requisitado no mercado. No entanto, este profissional precisa acompanhar a velocidade da tecnologia, na medida do possível, e se manter atualizado sobre as linguagens de programação mais utilizadas e que estão em alta.

Com o intuito de manter nossos leitores programadores atualizados, preparamos a lista essencial das linguagens de programação mais importantes da atualidade e as tendências para o futuro.

Nossa pesquisa é baseada no relatório da StackOverflow e da resposta de nossos desenvolvedores e programadores.

*OBS:

 

JavaScript

JavaScript Logo

Em primeiro lugar, a mais utilizada dentre as linguagens de programação é a JavaScript. Criada em 1995 com o objetivo de tornar a navegação na internet mais fácil e rápida, mudou a maneira como scripts eram executados em páginas web.

Esta é uma linguagem de alto nível executada em navegadores e que manipula os comportamentos de uma página web. Seus scripts possibilitam incluir elementos dinâmicos como formulários, animações, operações numéricas infográficos interativos, mapas etc.

Por que aprender JavaScript?

 

Além de JavaScript ser uma das mais importantes linguagens de programação do mercado, é uma ótima linguagem para um primeiro contato com programação e para estudar lógica de programação.

O JavaScript pode ser considerado uma das tecnologias mais importantes para o front-end, que junto ao HTML, CSS e PHP, formam o grupo de linguagens que praticamente envolvem todas as exigências do desenvolvimento de uma página dinâmica e alta performance.

Ela é uma das linguagens de programação client-side, que são executadas do lado do cliente, ou seja, as ações são processadas na própria máquina do usuário, o que torna as respostas muita mais imediatas e rápidas.

Como mencionamos anteriormente, a função mais básica e primária do JavaScript é o desenvolvimento web, no entanto, suas utilizações foram expandidas ao longo do tempo, e hoje também pode ser utilizado tanto no front-end quanto no back-end do desenvolvimento mobile, através de bibliotecas e frameworks que permitem a sua aplicação, como por exemplo VueJS, React Native, PhoneGap e outros.

Outras utilizações do JavaScript são no desenvolvimento de games através de frameworks como o Phaser, que utiliza HTML, CSS e JavaScript, e também na criação de sistemas back-end através do Node.js, que é o ambiente de execução server-side para JavaScript.

Quer aprender mais sobre JavaScript

 

Python

Python Logo

 

Projetada na década de 90 pelo holandês Guido Van Rossum e muito querida pela comunidade dos programadores.

Python é considerada uma linguagem de programação de alto nível, altamente versátil e oferece tipagem dinâmica e forte, orientação a objetos, multiparadigmas e uma gama de outros recursos poderosos em biblioteca, módulos e frameworks criados pela comunidade.  Sua sintaxe é simplificada e permite uma compreensão mais facilitada.

Esta linguagem é interpretada, isto é, que traduz o código analisado e o executa. É uma linguagem muito acessível devido aos seus códigos simplificados e ser gratuita, além de ser código aberto, o que permite a contribuição da comunidade para a evolução constante da tecnologia.

 

Por que aprender Python?

 

Além de ser atualmente a segunda linguagem mais utilizada no mercado, é uma linguagem extremamente versátil, capaz de executar diversas operações integradas com outras linguagens (operações cross-language) como Java, bibliotecas C e C++ e componentes .NET. É comum encontrar a utilização de Python nas áreas de análise de dados, pesquisa e desenvolvimento de algoritmos.

Outro fator que torna esta linguagem muita atrativa é sua utilização para produtos complexos de inteligência artificial e machine learning, que são grandes promessas revolucionárias da tecnologia no futuro. Tanto a I.A. quanto o M.L. exigem algoritmos e fluxos de trabalho complexos, e a linguagem Python encaixa perfeitamente, trazendo códigos confiáveis e simples, além de oferecer suporte através das bibliotecas.

Enfim, as possibilidades profissionais para quem utiliza Python são enormes, e grandes empresas internacionais estão à procura de profissionais para desenvolver em Python.

 

 

SQL

Sql Logo

Em terceiro lugar, também uma das linguagens mais importantes e requisitadas no mercado de trabalho, o SQL.

O SQL , ou Structured Query Language, é utilizada na execução de comandos em bancos de dados relacionais, que são baseados em tabelas. Esta linguagem de programação permite que o programador simultaneamente acesse, consulte e modifique os dados estruturais de uma organização.

Esta é uma linguagem declarativa e que não necessita de conhecimentos profundos de programação para começar a escrever queries, consultas e pedips, que trazem os resultados de acordo com o que foi buscado.

 

Por que aprender SQL?

 

No mundo de hoje, saber analisar dados é algo essencial, portanto, o SQL acaba sendo a base da carreira dos profissionais de tecnologia, e passou a ser um grande diferencial no currículo.

Apesar de ser uma linguagem em alta no mercado, ela já é utilizada há mais de 40 anos e passou por poucas mudanças durante este período, o que a torna uma ótima linguagem para iniciantes devido a sua estabilidade

Para aqueles que querem se tornar desenvolvedores, arquitetos de dados ou DBA, de uma maneira ou de outra terá que passar pelo SQL, afinal, esta é uma linguagem universal e essencial na análise de programação e engenharia de dados.

Praticamente todas as linguagens de programação tem conjuntos de códigos para acessar bancos de dados relacionais, portanto, independente das outras linguagens que você utiliza, o SQL sempre poderá ser utilizado na integração do seu programa à um banco de dados.

 

 

Java

Java Logo

A linguagem Java é baseada em classes e orientada a objetos, e foi desenvolvida pela Sun Microsystems em 1991. Durante seu desenvolvimento, seu propósito era de trazer portabilidade aos sistemas, escrevendo o código apenas uma vez. A Linguagem foi comprada pela Oracle por 7,4 bilhões de dólares em 2010.

Falando um pouco mais sobre a linguagem, ela possui códigos portáveis, reusáveis e robustos. Famosa pelo pacote de ferramentas JDK, que permite o desenvolvimento facilitado de softwares, aplicativos e games.

Um diferencial de outras linguagens, é que o software não é compilado em código nativo e executado diretamente pelo computador, na realidade ele é compilado através de um código intermediário chamado “bytecode”, e é interpretado e executado por uma máquina virtual Java.  Isso traz muita portabilidade para os sistemas desenvolvidos em Java, pois podem funcionar em qualquer dispositivo onde o JVM (Java virtual machine) esteja instalado.

 

Por que aprender Java?

 

Em relação a contratação e remuneração, Java é uma linguagem em alta. Isso pois ela é altamente portável e está em todo lugar, podendo ser encontrada em todo tipo de hardware que se possa imaginar, desde celulares até televisões. Além de tudo, é uma linguagem de programação gratuita!

Java também é muito atrativo devido a sua grande coleção de bibliotecas open source e pela sua grande comunidade, que é muito proativa e disposta a ajudar compartilhar conhecimento.

Há quem diga que quem conhece Java, conhece todas as outras linguagens. Ela é capaz de executar outras 350 linguagens. Por se tratar de uma plataforma de desenvolvimento, ela possui variações da sua própria plataforma, cada uma voltada para um objetivo diferente. Dentre elas estão o JSE, JME, Java TV, Java FX, JEE, JSP, JPA, JSF e Java Card.

Java está em constante evolução e tem um futuro promissor, é uma linguagem que se apresenta como uma oportunidade inovadora.

 

C#

C# Logo

Desenvolvida pela Microsoft, C# é a linguagem principal do framework .NET, o símbolo ao lado do C é uma referência ao sinal musical de sustenido. Sua sintaxe é simples, expressiva, elegante e totalmente orientada a objetos, muito semelhante a sintaxe de Java

C# é uma linguagem multiplataforma, portanto, ela pode ser utilizada no desenvolvimento de plataformas web, dispositivos móveis e aplicações desktop.

Esta é uma linguagem que procura facilitar muito o desenvolvimento, possuindo uma gama de recursos que proporcionam maior produtividade para os desenvolvedores.

 

Por que aprender C#?

 

O C# está entre as 5 linguagens mais utilizadas no mundo, e é uma linguagem muito em alta no mercado, isso pois grandes empresas como Microsoft, Amazon, StackOverflow e outras, utilizam o C# em seus produtos.

Aprender C# também vai te ajudar a ter uma ótima base de orientação a objetos, que é um dos paradigmas mais populares da programação.

A linguagem também está em constante desenvolvimento, sendo a Microsoft uma das principais representantes no trabalho da evolução da C#, sendo que a própria empresa diz que é a linguagem estado da arte deles.

 

 

 

 

 

 

PowerShell

Powershell Logo

O PowerShell é uma shell de comando (intermediário entre usuário e sistema) em linguagem de script e em uma estrutura de gerenciamento de configuração, podendo ser executado em Windows, Linux e macOS.

Desenvolvida pela Microsoft, baseada no .NET framework. Geralmente utilizada na automação de gerenciamento de sistemas e para compilar, testar e implantar soluções.

O shell original do Microsoft DOS é o Prompt de comando do Windows (CMD), que até a build 14791 do Windows 10, era o shell padrão do sistema operacional. Atualmente, o PowerShell é o novo shell da Microsoft, que combina a antiga funcionalidade do CMD com novas funcionalidades de automação de tarefas do sistema, como processamento em lote e de criação de ferramentas de gerenciamento de sistemas para processos comumente implantados automatizar tarefas complicadas com scripts reutilizáveis.

Algumas maneiras de automatizar tarefas através do PowerShell é através dos cmdlets, de scripts, executáveis e com a instanciação de classes padrão .NET

Por que aprender PowerShell?

 

Mais de uma década depois do lançamento do PowerShell em 2006, ele se tornou um dos projetos mais importantes da Microsoft. A organização tem uma grande equipe focada em tornar o PowerShell o melhor shell possível e impulsionar sua adoção entre os profissionais de TI. Segundo uma enquete dos usuários do Stack Overflow, mais de 30% dos usuários da plataforma declararam utilizar o PowerShell como ferramenta de trabalho cotidiana e corriqueira.

Portanto, para os profissionais de TI que gerenciam sistemas Windows, a proficiência com o PowerShell será extremamente importante, pois este será, ou já está se tornando, o principal método para automatizar tarefas e aplicativos em produtos Windows e Microsoft.

Além disso, o shell da Microsoft não é mais limitado ao Windows. É possível instalar com facilidade o PowerShell em sistemas Linux.

Resumindo, os scripts em lote estão se tornando obsoletos e o PowerShell é o futuro. Para aqueles que querem ficar por dentro das tecnologias em evolução e que pretendem ser um especialista em TI certificado, aprender PowerShell será algo inevitável.

 

Obrigado por ler nosso conteúdo! Leia mais conteúdos sobre programação.

Spread the love

Posts Relacionados

Outros

A lista essencial das linguagens de programação (2021)

  A tecnologia cresce em uma escala…

Fábrica de Aplicativo

Como criar um aplicativo: o guia definitivo

https://www.youtube.com/watch?v=J1jk0Nn6eIc Antes de tudo, quero te parabenizar…

Fábrica de Software

O que é uma Software House e o que fazem?

Diante da era digital em que vivemos,…

Fernando Cunha Fernando Cunha

Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.