fbpx
Novo Aprenda Conosco

O que é full stack development?

Atuar no full stack development é uma tarefa que exige que o profissional esteja disposto a aprender a todo momento. isto porque esta é uma área que exige atualizações constantes nos seus conhecimentos, além de horários flexíveis e outras características.

Porém, o salário pago a um desenvolvedor full stack pode ser bastante atraente, o que faz este mercado ser visado. Ainda assim, você está em dúvida? Não sabe o que é o desenvolvimento full stack? Então leia para entender!

O full stack development

Primeiramente, vamos começar falando sobre o que é o full stack development de forma geral. Então, nas próximas seções, vamos avançar um pouco mais, entrando nas principais tarefas e nas características que um profissional da área deve ter.

Por agora, portanto, saiba que o desenvolvimento full stack está dividido em duas partes principais. Assim, a primeira delas é o desenvolvimento web front-end, enquanto a segunda é o desenvolvimento web back-end.

  1. Desenvolvimento front-end

No desenvolvimento front-end, o que se faz é a criação das partes do aplicativo que são visíveis aos visitantes. Ou seja, são as partes frontais do aplicativo ou do site, as que aparecem na tela. Os frameworks de desenvolvimento podem, ainda, ter diferentes linguagens.

Entre os idiomas mais comuns, estão os seguintes:

  • CSS: utilizado na aparência e na definição do layout;
  • HTML: da mesma forma que o anterior, é mais utilizado na definição do layout e na aparência das páginas web;
  • JavaScript: auxilia na implementação e no controle de conteúdos dinâmicos, como imagens com animação.
  1. Desenvolvimento back-end

Por sua vez, o desenvolvimento back-end seria como as engrenagens do funcionamento da aplicação por trás da tela. Assim, também possui linguagens de programação específicos. Entre os principais idiomas utilizados, temos os seguintes:

  • PHP: automatizam processos e fornecem instruções aos aplicativos;
  • JavaScript: da mesma forma que o PHP, também fornecem instruções e auxiliam na automatização;
  • SQL: é mais comum na comunicação de bancos de dados, sobretudo com base nas solicitações do usuário.

Principais tarefas no full stack development

Em geral, o profissional que quiser trabalhar com o full stack development deverá saber atuar tanto no desenvolvimento back-end quanto no front-end. Além disso, porém, há algumas tarefas principais que ele deverá saber exercer. Veja:

  • Trabalhar com bancos de dados: com eles, é possível coletar e recuperar dados usados em projetos. Normalmente, SQL e NoSQL Databases são os mais comumente utilizados.
  • Saber trabalhar com DevOps: esta é uma metodologia aplicada para a integração das equipes de desenvolvimento e operação, capaz de trazer benefícios às organizações.
  • Trabalhar em múltiplos idiomas: como vimos, são vários os idiomas que podem ser utilizados no desenvolvimento full stack. Portanto, conhecê-los é fundamental.
  • Ter boas características gerenciais: o gerenciamento de projetos, com metodologias como Scrum, é de grande importância no desenvolvimento. 

Dessa maneira, note que o profissional que atua no full stack development deve ser completo. Abaixo, selecionei alguns desafios os quais normalmente este profissional encontra.

Desafios comuns do desenvolvedor full stack

Por fim, o que o desenvolvimento full stack pode trazer como desafio? Quais são os problemas, complexos ou simples, que podem chegar até você?

  • Escalabilidade: problemas de escalabilidade limitam a estrutura, diminuindo a capacidade de operação;
  • Falhas: os bugs de software são defeitos que podem gerar o comprometimento de todo o sistema ou de partes dele;
  • Performance: erros no código podem resultar em más performances do sistema, levando a erros para o usuário final;
  • Manutenção: a manutenção visa tanto encontrar falhas quanto acrescentar funcionalidades ao sistema.

Dessa forma, atuar no full stack development pode ser algo difícil, mas que vale a pena. Por isso, um desenvolvedor desta área deve ser, como falei antes, um profissional completo, capaz de resolver e prevenir inúmeros problemas.

E você, já sabia o que era o desenvolvimento full stack? Identificou que precisa de um profissional para soluções tecnológicas na sua empresa? Então converse com a Mestres da Web!

Spread the love
Leia mais:  O que é benchmark e por que fazer?

Posts Relacionados

Outros

O que é o banco de dados MongoDB?

O banco de dados MongoDB começou a…

Outros

If/else em Python: saiba tudo sobre estrutura condicional

O uso da estrutura condicional pode ser…

Outros

O que é full stack development?

Atuar no full stack development é uma…