fbpx
Novo Aprenda Conosco

O que é outsourcing de TI? Entenda como funciona!

Muitas vezes, ter um parceiro para cuidar de um setor da empresa significa melhorar a qualidade do serviço. Isto é o que pode acontecer com a contratação de um serviço de outsourcing de TI, criando uma parceria com especialistas na área.

Dessa forma, é possível ter uma série de benefícios, de modo que cada vez mais as empresas têm optado por isso. Por isso, leia e entenda se é o momento da sua investir neste modelo também!

O que é outsourcing de TI

Para começar, é necessário entender exatamente o que é outsourcing de TI. Afinal, o que isso significa e como impacta na prática?

Em linhas gerais, o outsourcing de TI é a forma pela qual a sua empresa transfere a sua estrutura de TI para um agente externo. Com isso, é possível efetuar uma transferência de toda sua parte de TI ou apenas de parte dela para um parceiro.

Por isso, este é um processo que envolve uma série de fatores. Por exemplo, os recursos humanos, a tecnologia que sua empresa aplica, a organização e o método de trabalho, entre outros.

Isto normalmente é feito por conta dos benefícios que esta prática tem, como veremos na próxima seção. Neste caso, a ideia é reduzir o tamanho das equipes de trabalho internas, criando parcerias e transferindo aquilo que for possível para especialistas no tema.

Com isso, os seus times de trabalho internos podem focar mais no desenvolvimento de produtos e serviços mais específicos, sem ter de lidar diretamente com aspectos da tecnologia da informação.

Assim, entre os serviços que podem fazer parte do outsourcing de TI, estão alguns como os seguintes:

  • E-mail;
  • Hospedagem e armazenamento;
  • Manutenção do hardware;
  • Manutenção e programação de sistemas;
  • Data center;
  • Segurança da informação.

Quais são os benefícios do outsourcing de TI?

Como falei acima, o outsourcing de TI permite que a sua empresa terceirize serviços, reduzindo os custos de TI. Além disso, permite uma melhoria no serviço, além de focar no tema central do seu negócio.

Dessa forma, com base nestes elementos, temos uma série de vantagens ligadas a esta prática. Veja, portanto, algumas abaixo:

Custo-benefício

Ter parceiros nos setores de TI permite que você foque apenas no seu negócio, como já falamos. Dessa forma, isso permite que você tenha uma equipe de trabalho mais reduzida e otimizada para a atividade central da sua empresa. Além disso, contratar especialistas externos normalmente garante um melhor resultado também nas atividades de TI.

Agilidade e eficiência

Uma equipe terceirizada de TI via de regra trabalha com várias empresas e tem uma grande experiência. Com isso, para qualquer problema que surgir, as soluções tendem a ser mais rápidas e mais eficazes.

Gestão de TI

Outro fator interessante é que o outsourcing de TI facilita também a gestão desse setor. Assim, como este costuma ser um trabalho relativamente complexo, transferir a responsabilidade a um parceiro pode significar melhores planejamentos estratégicos.

Segurança de dados

Hoje em dia, a segurança da informação é fundamental em qualquer empresa. Por isso, qualquer equipe especialista em tecnologia deve prezar pelo maior zelo com as informações e dados que você precisa armazenar, cuidando das melhores práticas e infraestruturas neste sentido.

Por que buscar um serviço de outsourcing de TI

Por fim, a última pergunta é, então, por que e quando você deve buscar um serviço de outsourcing de TI. Além de levar em conta as vantagens em potencial, existem alguns sinais que podem indicar que está na hora de seguir neste caminho. 

Inicialmente, um problema é a produtividade baixa. Isto porque sistemas legados podem diminuir a das suas equipes de trabalho.

Além disso, se o seu negócio está sofrendo com pouca inovação, também há melhorias potenciais. Assim, tendo que se preocupar menos com fatores de TI, suas equipes podem focar mais em criar novas soluções à empresa.

Outro exemplo, ainda, é o das falhas de segurança. Isto é, se sua empresa sofreu ou tem sofrido com ataques cibernéticos, então pode ser mais um indicativo de que seu sistema está muito defasado.

Gostou de saber mais sobre outsourcing de TI? Quer saber mais dicas de como melhorar sua gestão de TI? Então siga lendo nossas publicações!

Spread the love
Leia mais:  O que é o banco de dados MongoDB?

Posts Relacionados

Fábrica de Aplicativo

Como criar um aplicativo: o guia definitivo

https://www.youtube.com/watch?v=J1jk0Nn6eIc Antes de tudo, quero te parabenizar…

Fábrica de Software

O que é uma Software House e o que fazem?

Diante da era digital em que vivemos,…

Fábrica de Aplicativo

Sistema Web: o que é e como funciona?

Ao passo que o mercado se torna…

Fernando Cunha Fernando Cunha

Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.