fbpx
Novo Aprenda Conosco

Saiba como prevenir incidentes de TI na sua empresa

A busca por como prevenir incidentes de TI é uma realidade cada vez maior, uma vez que a tecnologia tem sido cada vez mais aplicada em empresas. As soluções para isso podem ser desde mais básicas até um pouco mais avançadas.

Hoje, no entanto, separamos algumas dicas que vão ajudar a mudar a realidade de muitos negócios. Comece a colocá-las em prática para melhorar as respostas na sua empresa!

Aprenda a lidar com os chamados

A primeira dica de como prevenir incidentes de TI na sua empresa está relacionada aos chamados ao suporte. Dessa forma, otimizando esse processo dentro do seu negócio, você poderá ter uma melhor execução na solução dos problemas.

Para isso, saiba, antes de mais nada, que uma parte destes chamados dos usuários podem ser evitados. Então, neste caso, eles devem ser treinados e capacitados para ter um melhor uso da tecnologia, de modo que os problemas ou não ocorram ou sejam resolvidos pelos próprios usuários.

Em resumo, para reduzir os incidentes de TI através dos registros, você deve saber quais mais ocorrem. Por isso, registre todos e analise tanto os problemas mais comuns quanto os usuários que tendem a ter mais problemas.

Após isso, selecione quais tipos de treinamentos podem ser feitos para evitar que estes problemas ocorram. Assim, sua equipe de TI deverá ser acionada menos vezes, com uma melhor utilização dos sistemas por todos os funcionários.

Saiba quais incidentes de TI acontecem mais

Esta dica de como prevenir incidentes de TI está, de certa forma, relacionada à anterior. Dessa forma, como falei antes, registrar os incidentes que mais ocorrem é sempre uma alternativa interessante, porque permite entender quais problemas os usuários estão enfrentando.

Por isso, faça uma espécie de ranking elencando o que está gerando mais turbulência na TI do seu negócio. A partir destes dados, comece a criar novos planejamentos, indo além do treinamento dos usuários que falamos acima.

Além disso, é sempre interessante também entender todas as formas a partir das quais é possível responder àquele incidente. Assim, você entende qual é a forma mais rápida, mais eficaz e com melhor custo-benefício.

Monitore os recursos de TI

Esta terceira dica de como prevenir incidentes de TI é uma das mais recomendadas por todos os especialistas. Neste caso, então, o que se prega é que a empresa monitore todos os recursos de TI que ela utiliza.

Na verdade, isto é até meio óbvio, não é mesmo? A partir do momento que você tem um monitoramento proativo, pode detectar os incidentes potenciais antes mesmo que eles venham a acontecer ou então, quando já aconteceram, antes de se tornarem mais graves.

Dessa maneira, é possível ir além do que simplesmente a experiência do usuário que utiliza o sistema. Com isso, sua empresa coloca em prática o uso de uma série de dados captados diretamente em toda a infraestrutura de TI.

Atualize os sistemas legados para prevenir incidentes de TI

Um sistema legado, em outras palavras, é um sistema que se encontra obsoleto. Ou seja, ele já está antigo e que não traz mais uma solução ótima como talvez trouxesse em outro momento.

Por isso, ele pode trazer prejuízos à empresa, até mesmo na forma de falhas. Com eles, por exemplo, a segurança de seus softwares podem estar em risco, mais expostos a invasões e a ciberataques.

Garanta que as práticas estabelecidas pela equipe de TI são cumpridas

Em muitas empresas, a equipe de TI estabelece boas práticas que acabam não sendo cumpridas pelos outros funcionários. Então, isso traz problemas, como os que você deseja evitar.

Portanto, essa dica de como prevenir incidentes de TI está ligada diretamente ao comprometimento e à integração entre as equipes do seu negócio. Garanta que todos seguem as políticas de TI definidas.

No entanto, caso sua empresa não tenha estas boas práticas pré-estabelecidas, então o ideal é dar um passo atrás e estabelecê-las. A partir disso, treine o restante dos funcionários.

Seguindo essas dicas, seu negócio deve ter uma resposta mais eficaz na prevenção de incidentes. Compartilhe essa publicação com seus colegas para que também fiquem informados!

Spread the love
Leia mais:  Gerenciamento de condomínios: 8 razões para investir em um app

Posts Relacionados

Ferramentas

Software de gestão: por que ter o seu próprio?

Conduzir a gestão de uma empresa é…

Outros

Como fazer governança de dados?

Hoje em dia, informação é algo muito…

Digital

Migração para a nuvem: como fazer?

A nuvem é uma das tecnologias que…

Fernando Cunha Fernando Cunha

Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.