fbpx
Novo Aprenda Conosco

Como funciona a terceirização de TI?

A terceirização de TI é um processo através do qual as empresas decidem contar com parcerias para cuidar deste departamento. Assim, elas podem focar em assuntos mais estratégicos do negócio, sem ter de se preocupar com a tecnologia da informação.

No entanto, escolher a prestadora de serviços ideal é um processo que nem sempre é tão simples. Então, para entender no que consiste a terceirização de TI e como encontrar o parceiro ideal, acompanhe a publicação!

Sobre a terceirização de TI

O nome do termo “terceirização de TI” já é bastante sugestivo quanto ao que ele significa, não é mesmo? Então, na prática, este processo ocorre quando uma empresa decide repassar aquilo que ocorre no seu departamento de tecnologia da informação a um terceiro.

Ou seja, significa ter um parceiro que é quem vai passar a cuidar da parte de TI do seu negócio. Para isso, você pode repassar parte dos processos que ocorrem no seu departamento de tecnologia da informação ou até mesmo a totalidade deles.

É interessante notar, ainda, que esta é uma tendência cada vez maior em todo o mundo. Assim, é algo que está em ascensão e empresas de todos os portes cada vez mais têm procurado transferir seus departamentos (ou parte dos processos) a terceiros.

De forma geral, esta é uma prática que permite às suas equipes executarem funções mais estratégicas dentro da empresa, ao mesmo tempo em que repassa as atividades a parceiros mais qualificados e experientes.

Além disso, normalmente a terceirização de TI possibilita a desburocratização e um ganho em custo-benefício em termos de gestão e infraestrutura. Ainda assim, porém, podem existir contras, especialmente caso você não escolha uma parceira segura.

Formas de terceirização de TI

Bom, se na teoria a terceirização de TI é simples, na prática ela pode acontecer de diversas formas. Por isso, é importante que a sua empresa tome conhecimento disso para, então, poder decidir qual é a melhor maneira no seu caso.

Em geral, há a escolha por um dos modelos abaixo ou a combinação deles. Ou seja, você pode optar por atendimento remoto, presencial ou o suporte de campo.

  • Atendimento remoto: o atendimento remoto na terceirização de TI é mais aconselhável para empresas de menor porte. Assim, ele pode ser resolvido à distância e, via de regra, está relacionado a problemas mais simples.
  • Suporte de campo: o suporte de campo é, como sugere o nome, no local da empresa. Ele é o mais avançado de todos, porque se refere a tarefas mais pesadas, e normalmente é precedido de marcação prévia de visitas, as quais costumam ocorrer com pouca frequência.
  • Atendimento presencial: no atendimento presencial, um técnico deve ficar à disposição da sua empresa com uma frequência maior. Então, ele atua quase como se fosse um funcionário da sua empresa, com maior exclusividade, diretamente da sua empresa para resolver qualquer problema que surgir.

Saiba como terceirizar da maneira correta

Se você chegou à conclusão de que a sua empresa precisa da terceirização de TI, então é hora de entender melhor como fazer isso. Sabemos que esta é uma etapa importante e, portanto, deve ser feita da melhor maneira possível.

Por isso, siga etapas como as seguintes:

  1. Saiba exatamente o que você precisa, criando um planejamento claro, em que conste tudo que a sua empresa necessita e os prazos para isso.
  2. Realize uma avaliação séria e detalhada da prestadora de serviços que vai ajudar com a terceirização de TI. Ou seja, avalie como se fosse uma equipe da sua própria empresa.
  3. Tenha uma ideia bem nítida de quanto você pode (e deseja) pagar. No entanto, não opte pela prestadora de serviços mais barata somente pelo preço. Em vez disso, avalie principalmente a qualidade dela.
  4. Procure compreender quais são os mecanismos de segurança de TI que a prestadora de serviços utiliza, a fim de evitar brechas e vazamentos de dados e informações do seu negócio.

Assim, seguindo essas 4 dicas, você tem uma maior garantia de que está contratando a prestadora de serviços ideal na terceirização de TI. 

Se ficou com mais alguma dúvida, comente!

Spread the love
Leia mais:  5 dicas de como utilizar Arrays em Java

Posts Relacionados

Fábrica de Aplicativo

Como criar um aplicativo: o guia definitivo

https://www.youtube.com/watch?v=J1jk0Nn6eIc Antes de tudo, quero te parabenizar…

Fábrica de Software

O que é uma Software House e o que fazem?

Diante da era digital em que vivemos,…

Fábrica de Aplicativo

Sistema Web: o que é e como funciona?

Ao passo que o mercado se torna…

Fernando Cunha Fernando Cunha

Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.