fbpx
Novo Aprenda Conosco

Testes de software: conheça as melhores dicas

Os testes de software servem para identificar se o sistema está funcionando como deveria. Para isso, existem diferentes métodos, cada um com suas vantagens e diferenciais.

No entanto, mesmo na aplicação dos tipos de testes de software, muitas pessoas têm dificuldades. Então, como fazer isso? Como evitar as dificuldades? Quando solicitar auxílio especializado? Acompanhe e entenda!

Planeje os testes de software

Assim como qualquer outro processo na sua empresa, o teste de software precisa ser bem planejado. Ou seja, você deve destinar um tempo predefinido a ele, bem como delinear os objetivos que você deseja cumprir, as técnicas que irá executar e assim por diante.

Para isso, há duas alternativas principais. A primeira delas é que os testes sejam executados dentro da sua organização, por meio de atribuições ao seu time de desenvolvimento.

No entanto, talvez a sua empresa não seja a mais capacitada para executar estes testes, o que pode gerar resultados abaixo dos esperados e que não vão servir para muita coisa. Portanto, se este é o caso, é hora de buscar alternativas externas.

Por isso, o planejamento deve considerar todas as opções. Será que é melhor fazer dentro da sua própria empresa ou terceirizar o teste de software? Avalie bem as possibilidades, bem como o contexto em que se dá esta necessidade.

Saiba por que precisa testes de software

De forma geral, o teste de software serve para identificar como o sistema está funcionando. Perceba, porém, que isso é uma atribuição muito geral, e certamente existem algumas necessidades mais específicas.

Em vista disso, sempre pense quais são as razões que estão levando a sua empresa a buscar um destes testes. Para isso, responda a algumas perguntas básicas como estas:

  • Existe algum problema em particular no software que tem sido identificado?
  • É ele como um todo que tem deixado a desejar?
  • O software precisa de novas funcionalidades para se adaptar ao funcionamento da sua empresa ou ao lançamento de um novo produto?
Leia mais:  Saiba como funciona a manutenção de sistemas e softwares

Automatize soluções nos testes de softwares

A automação veio para ficar e garante soluções otimizadas às organizações. Isto porque elas conseguem realizar simulações num tempo menor, podem reduzir custos e ajudam os desenvolvedores na busca por problemas no sistema.

Então, por conta dessas razões, a automação tem sido cada vez mais uma realidade em todas as etapas do desenvolvimento de programas. Inclusive, alguns tipos ou etapas de testes de software podem ser automatizados.

Utilize indicadores de performance

Lembra-se de que falei anteriormente sobre elencar os motivos que estão levando à execução de um teste de software? Esta dica está relacionada a isto, uma vez que os indicadores de performance permitem identificar processos problemáticos na sua empresa.

Assim, estes indicadores de performance utilizam-se de métricas que permitem avaliar o desempenho. Dessa forma, eles podem ser implementados inclusive pelo desenvolvedor, que é capaz de avaliar se o sistema está funcionando como o planejado.

Inclusive, uma vez que melhorias tenham sido criadas, testar com estes indicadores podem ser uma boa ideia. Será que as melhorias realmente apresentam um benefício na prática? Para isso, defina as métricas a serem utilizadas conforme os resultados esperados.

Realizar testes com frequência pode ser uma boa ideia

Por fim, saiba que realizar testes de software com frequência pode ser uma ótima ideia para a sua organização. Isto porque a cada melhoria ou correção feita no sistema, novos problemas podem surgir.

Pense, por exemplo, que uma nova funcionalidade foi criada e adaptada ao seu software. Então, é possível que ela ainda não esteja num estágio ideal, e os testes são úteis para verificar isso.

Leia mais:  O que é benchmark e por que fazer?

Além disso, os testes reduzem a chance de que novos bugs surjam sem serem notados. Quando ignorados, eles podem ser bastante prejudiciais, inclusive colocando em risco a segurança do sistema como um todo.

Portanto, executar testes de software é uma boa ideia, principalmente quando seguindo estas dicas. Na sua organização, você as coloca em prática? Já notou algum problema? Procure a Mestres da Web para o suporte e a manutenção do seu sistema!

Spread the love

Posts Relacionados

Outros

O que é o banco de dados MongoDB?

O banco de dados MongoDB começou a…

Outros

If/else em Python: saiba tudo sobre estrutura condicional

O uso da estrutura condicional pode ser…

Outros

O que é full stack development?

Atuar no full stack development é uma…