Afinal, o que é Criação de Protótipo?

home/blog/aplicativos/Afinal, o que é Criação de Protótipo?
Tirar um projeto do papel consiste em colocar uma ideia para funcionar em definitivo. Como você tem certeza de como ficará seu projeto sem antes experimentar um esboço de como será seu desenvolvimento.
Afinal, o que é Criação de Protótipo?

Tirar um projeto do papel consiste em colocar uma ideia para funcionar em definitivo. Como você tem certeza de como ficará seu projeto sem antes experimentar um esboço de como será seu desenvolvimento de aplicativos ou software.


A criação de protótipo é uma etapa importante para que você possa visualizar seu projeto tomando forma, fazer as modificações necessárias para um bom funcionamento, as adaptações que deverão ser feitas e se, de fato, o projeto é viável ou não.


Para entender melhor como funciona o protótipo e porque ele é tão importante para colocar seu projeto em prática, continue a leitura do texto até o final.


O que é um Protótipo?


Um protótipo é uma amostra rudimentar de trabalho, modelo, maquete ou apenas uma simulação do produto real com base no qual as outras formas (MVP, produto final e variações) são desenvolvidas.


O principal motivo por trás da prototipagem é validar o projeto do produto real. Às vezes, a criação de um protótipo é chamada de materialização, pois é o primeiro passo para transformar o projeto virtual ou conceitualizado na forma física real. É a versão preliminar do produto real desenvolvido para:


  • Validar o design do produto;


  • Apresentar aos investidores ou licenciados;


  • Proteção da propriedade intelectual;


  • Remoção de dobras na fabricação;


  • Teste e refinamento do produto;


  • Viabilidade do projeto;


  • Representação.


Qualidades de Um Bom Protótipo


Estas são algumas das qualidades que a criação de protótipo precisa ter para ser possível fazer uma boa avaliação de como ficará o projeto final:


  • Representação: um protótipo é uma representação rudimentar do produto real. Ele representa a aparência e/ou o funcionamento do produto.


  • Precisão: quanto mais precisa a criação de protótipo, melhor a resposta e o feedback.


  • Funcional: um bom protótipo executa as funções básicas do produto real (se possível).


  • Melhoria: um bom protótipo é aquele que pode ser improvisado com o mínimo esforço. Este é um dos aspectos mais importantes da prototipagem como um protótipo está sujeito a muitas improvisações.


Tipos de Protótipos que Podem Ajudar a Validar a Sua Ideia


  • Protótipos funcionais: Os protótipos funcionais são projetados para imitar o mais próximo possível as funções do produto real, não importando o quão diferente elas sejam do produto real.


  • Protótipos de exibição: Os protótipos de displays são projetados com mais foco no aspecto e na sensação do produto do que nas suas funções. Estes protótipos podem ou não funcionar, mas representam muito bem a aparência do produto real.


  • Protótipos Miniaturas: As miniaturas são versões menores ou as versões básicas do produto focadas tanto no aspecto funcional quanto no aspecto de exibição. No entanto, estes não são os produtos reais e necessitam de muitas qualidades do produto real.


  • Protótipo de descarte: Protótipo de descarte refere-se aos modelos que eventualmente são descartados ou jogados fora, em vez de se tornarem parte do produto real. Estes produtos são usados apenas para representar o que um produto real pode fazer. Protótipos de descarte também são chamados de protótipos de fim próximo.


  • Protótipo evolutivo: A prototipagem evolutiva utiliza uma abordagem diferente da prototipagem descartável e envolve a construção de um protótipo básico, mas robusto, de uma forma que pode ser aperfeiçoada e construída para formar um produto realmente vendável. Isto evita o desperdício de recursos.


  • Exemplos de Protótipos: Os protótipos vêm em muitos tipos e formatos. Tudo depende da razão do que um protótipo é criado. Enquanto alguns protótipos são desenvolvidos apenas para representar ou imitar o funcionamento ou a aparência do produto (protótipos em papel, protótipos HTML, etc.) aos investidores, alguns incluem a exibição de uma versão em miniatura (impressão 3D, versão única do lote, etc.) do produto com funcionalidade total ou parcial.


Exemplos de Modelos de Criação de Protótipos:


1. Protótipos de papel


Um protótipo em papel é um exemplo de um protótipo descartável criado sob a forma de desenhos em bruto ou de esboços à mão da interface do produto, desenho frontal e, às vezes, o trabalho de retaguarda.


2. Impressão 3D


A última tecnologia tornou possível imprimir uma versão 3D do seu produto que pode realmente funcionar. Mas esta técnica não é viável para a produção em massa.


3. Protótipo digital


Um protótipo digital permite ao desenvolvedor de aplicativos e desenvolvedor de sistemas de produtos criar um modelo virtual do produto que lhes permite ver como os componentes individuais trabalharão em conjunto e como o produto

será uma vez concluído.


4. Modelo da escala


O modelo em escala é um modelo menor e não funcional comumente utilizado para a prototipagem de grandes produtos como edifícios, automóveis, etc.


É muito importante para o funcionamento do projeto que a criação do protótipo seja feita em equipe, com a colaboração de toda a equipe e clientes. Para isso, o DevOps é muito importante para colocar as ideias em prática.


Precisando de uma empresa de software para a criação de protótipo para criação de aplicativos ou software para gerenciar os setores do seu negócio? Entre em contato com os especialistas da Mestres da Web e conheça nossas soluções em tecnologia para você e sua empresa.


Assuntos que podem interessar a você para aprofundar seus estudos:


  1. Como criar um aplicativo
  2. Como criar uma startup
Compartilhe:
NewsletterTreinamento gratuitode programaçãoreactnode jsreact native

Acelere o desenvolvimento de Software com o poder das Inteligências Artificiais!

Baixe nosso E-bookDownload GratuitoEbook para Devs
Artigos mais Lidos
Artigo deFernando CunhaCom mais de 15 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.