facebook-pixel

Vamos conversar sobre o seu projeto

Fale sobre você

Qual o tipo do seu projeto?

Aprenda como publicar aplicativos no Google Play

home/blog/aplicativos/Aprenda como publicar aplicativos no Google Play
Aprenda como publicar aplicativos no Google Play

Passou meses trabalhando em um software para a sua empresa, e agora que o seu aplicativo está concluído você deseja torná-lo disponível publicamente? Aprenda como publicar aplicativos no Google Play agora mesmo!


O que é necessário para publicar?


Alguns requisitos são necessários para que o seu aplicativo seja publicado no Google Play sem problemas. Confira a seguir.


O ícone representará o App no celular dos usuários que o instalarem no dispositivo. Os requisitos técnicos são:

  • estar nas dimensões 1024 x 1024 pixels de altura;
  • estar no formato PNG.


Splash Screen

Chamada também de tela de abertura, o Splash Screen é a tela inicial a ser mostrada quando o aplicativo é executado. Geralmente contém a logo dos desenvolvedores. Os requisitos técnicos são:


  • 1 imagem nas dimensões 640 x 960 pixels de altura;
  • 1 imagem nas dimensões 640 x 1136 pixels de altura;
  • estar no formato PNG.


Ambas as imagens são necessárias para garantir que dispositivos com telas de variados tamanhos possam exibir o Splash Screen adequadamente.


Gerar um arquivo APK

Para publicar no Google Play, é preciso que o aplicativo esteja com a extensão .apk, compatível com o Android.


Siga o seguinte tutorial para publicar o arquivo .apk no Google Play:


  • acesse o site: https://developer.android.com/
  • faça o login com a sua conta;
  • selecione o botão Developer Console;
  • clique em Adicionar novo App na lateral direita;
  • configure as informações de acordo com o seu aplicativo (título é o nome do seu App);
  • clique em Enviar APK;
  • clique em Enviar o primeiro APK para produção;
  • clique em Procurar arquivos e selecione o seu aplicativo;
  • clique em Detalhes do app e preencha as informações específicas do aplicativo;
  • em Breve Descrição, escreva o objetivo do aplicativo;
  • em Descrição completa, escreva todas as informações sobre o aplicativo (como funções, versões, vantagens e contato do suporte);
  • em Recursos Gráficos, clique em Adicionar captura de tela e insira 2 ou mais telas do aplicativo (320 pixels de largura e formato JPG ou PNG);
  • adicione um ícone de alta resolução (512 x 512 pixels e formato PNG) para definir a imagem que representará o aplicativo no Google Play;
  • em Vídeo promocional, insira o link do vídeo do seu aplicativo;
  • em Categorização, preencha as informações de acordo com o tipo do aplicativo, categoria e classificação de conteúdo;
  • em Detalhes do Contato, insira o link do seu site, email e número de telefone;
  • em Política de Privacidade, insira o link da sua política de privacidade;
  • clique em Salvar rascunho para registrar as informações.


Classificando o conteúdo do aplicativo

Uma das etapas da publicação é o questionário da classificação de conteúdo. Siga o seguinte tutorial:


  • preencha o seu endereço de email;
  • marque as opções dos questionários de acordo com as informações do seu aplicativo;
  • clique em Calcular classificação para finalizar essa etapa;
  • clique em Aplicar classificação se o resultado mostrado pelo Google Play for compatível com o que você deseja.


Preços do aplicativo

Após o preenchimento de todas as etapas anteriores, é preciso preencher as informações sobre preços e distribuição do aplicativo. Siga o seguinte passo a passo:


  • acesse Preço e distribuição;
  • defina se o aplicativo será pago ou gratuito;
  • defina os países que terão acesso ao aplicativo;
  • marque as opções de autorização de acordo com o seu aplicativo;
  • clique em salvar rascunho.


Com todas as informações preenchidas e marcadas em verde na lateral esquerda, clique em Publicar app. O aplicativo será publicado pelo Google Play.

Artigo deFernando CunhaCom mais de 15 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.