Como funciona a classe Scanner do Java?

A classe Scanner do Java é relativamente famosa quando o assunto é a entrada de dados. Por isso, é vista especialmente por quem está começando os estudos a respeito de linguagens de programação.
Como funciona a classe Scanner do Java?

A classe Scanner do Java é relativamente famosa quando o assunto é a entrada de dados. Por isso, é vista especialmente por quem está começando os estudos a respeito de linguagens de programação.


Antes de estudá-la, normalmente você aprende a estrutura base da linguagem, suas funções, entre outras coisas. Então, após isso, começa com as entradas de dados – onde a classe Scanner do Java é ensinada. Mas, afinal, você sabe bem o que ela é?


O que é a classe Scanner do Java?


Para começar, então, vamos definir o que de fato significa a classe Scanner do Java. Como já falei no início do texto, ela é utilizada fundamentalmente para a entrada de dados. Além disso, como sugere o nome, é na linguagem Java.


Então, este é um programa no modo texto que é utilizado por muitos programadores que estão iniciando. Assim, ela oferece uma facilitação na entrada de dados no modo Console.


Dito isso, então, perceba que a classe Scanner é utilizada fundamentalmente com o objetivo de realizar a leitura de dados. Entre eles, por exemplo, estão os Strings, os booleanos e uma série de outros tipos.


Embora possa parecer complicado à primeira vista, depois que você se acostuma fica mais fácil. Assim, ela oferece benefícios ao realizar a análise de tipos primitivos, por exemplo, a partir de expressões regulares.


Já com relação à origem desta classe, ela veio somente no Java 5. Antes disso, era mais difícil a criação de programas com valores de variáveis no modo console.


Gostaria de saber sobre como criar um protótipo?


Para que serve


Acima, expliquei de forma geral o que é a classe Scanner do Java. Agora, chegou a hora de avançar um pouco e entender o objetivo geral dela.

Dessa forma, ela possui a finalidade de separar a entrada dos textos em blocos. Deste modo, permite a criação dos tokens. Eles são sequências de caracteres que são separados por delimitadores. O padrão destes delimitadores é definido em tabulações, espaços em branco e em mudanças de linhas.


Como usar


Chegou, portanto, o momento de aprender como usar a classe Scanner do Java na prática. Para isso, precisamos começar entendendo como se dá a criação de uma classe.


Importando a classe


Em primeiro lugar, é necessário realizar a importação da classe Scanner do Java. Para fazer isso, digite: import. java.util.Scanner; .

Agora, adicione o método main ao bloco de código da classe, como descrito abaixo. Ele será o método responsável por associar à classe e não a um objeto.

    public static void main(String[] args) {

 

   }

Por fim, crie um objeto da classe Scanner dentro do método main. Assim, será a partir dele que as leituras de dados serão efetuadas. Para isso, digite: Scanner s = new Scanner(System.in); .


Criando a classe Scanner do Java


Agora, você deve aprender como fazer a criação de um novo projeto. Então, vá em File, depois em New e, em seguida, em Project. Após isso, você poderá selecionar, em uma nova janela, algumas opções, e deverá selecionar “java project”.


Neste momento, basta criar um nome para o projeto, clicar em Next e, em seguida, em Finish. Depois disso, vamos de fato para a criação da classe.


Então, basta ir em File, depois em New e, por fim, em Class. Novamente, basta escolher um nome e clicar em Finish. Assim, sua classe Scanner estará criada.


Principais métodos da classe


Para finalizar, conheça, agora, alguns dos principais métodos da classe Scanner do Java. Veja:


  • next(): localiza e retorna a informação seguinte deste objeto Scanner.
  • close(): fecha o Scanner.
  • nextLine(): avança para a próxima linha, mostrando também qual é a atual.
  • nextInt(): faz a verificação do token de entrada seguinte como um int.
  • nextFloat(): aponta o próximo símbolo de entrada como flutuação.
  • Radix(): faz retornar o índice atual deste objeto Scanner.


Além destes comandos, há muitos outros disponíveis. No entanto, estes são alguns dos mais usados e que você vai utilizar rotineiramente.


Em síntese, perceba que trabalhar com a classe Scanner do Java não é nada de outro mundo. Seus conceitos e aplicações serão mais fáceis de compreender depois que você pegar o jeito.


Ser um desenvolvedor de aplicativos não é tarefa facil, é necessário aprender sobre frameworks, app web, qa, ide e muito mais.


Ainda assim, porém, você ficou com alguma dúvida?

Então deixe nos comentários!



Avalie este post

Fernando Cunha
Artigo deFernando Cunha

Com mais de 15 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.

Comentários

Bruno

19/02/2025

Contéudo massa