https://mestresdaweb.com.br/marketing/
Novo Aprenda Conosco

Conheça a estrutura de repetição do-while em Java

As estruturas de repetição ajudam a facilitar processos. Isto vale, igualmente, para a estrutura de repetição do-while em Java (também chamada de estrutura de repetição enquanto-faça), sobre a qual veremos hoje.

Dessa forma, entender melhor o que ela significa pode ajudar desenvolvedores nas suas tarefas diárias. Então, para saber mais sobre esta estrutura e como ela difere das demais, siga lendo!

O que é estrutura de repetição

Antes de mais nada, precisamos entender a lógica da estrutura de repetição como um todo. Depois, então, vamos entrar especificamente na estrutura do-while em Java, durante as próximas seções. Agora, então, vamos responder à questão: o que é uma estrutura de repetição?

Na lógica da programação, uma estrutura de repetição nada mais é do que uma estrutura que possibilita a execução de um mesmo comando (ou de um conjunto de mesmos comandos) mais de uma vez.

É importante ressaltar, inclusive, a importância da condição de controle, que todas as estruturas de repetição possuem. Estas condições estão expressas por meio de expressões lógicas, as quais são testadas em todos os ciclos.

Por isso, as estruturas devem ser feitas a partir de uma condição ou através de um contador. Dessa forma, elas podem ser úteis na resolução de problemas comuns, relacionados a tarefas que são repetitivas.

Dessa forma, a estrutura de repetição consegue repetir uma série de operações destinadas a um grande conjunto de dados. Por isso, pode ser utilizada para facilitar várias tarefas que realizamos no dia a dia.

Assim, para que você entenda melhor, pense em ações similares que devem ser executadas para que uma condição seja realizada. Por exemplo, obter todos os elementos de uma lista que contém dados.

Digamos que você esteja trabalhando para uma loja de cosméticos. Então, para cada venda, há a necessidade de cadastrar o cliente, caso não esteja no sistema. Para isso, há informações que se repetem e que seguem uma mesma ordem, como RG, CPF, nome, endereço, entre outros.

Pois bem, para desenvolver um sistema para isso, não haveria necessidade de programar estas etapas novamente a cada cliente. Desenvolvendo uma única vez esta sequência e utilizando para os demais já seria o suficiente.

Tipos de estrutura de repetição

Como falei acima, existem alguns tipos principais de estruturas, que vão além da estrutura de repetição do-while. Além disso, é interessante ressaltar que elas costumam se adaptar a qualquer linguagem de programação. Dessa forma, elas são aplicadas, em geral, desde C até JavaScript, por exemplo.

Então, dito isso, entre os tipos de estrutura de repetição, temos os seguintes como principais:

  • While (enquanto): é a mais simples das estruturas de repetição e é utilizada, por exemplo, em etapas de atualização que não precisam de instruções.
  • Do-while (faça-enquanto): similar à anterior, mas com mudança na condição de verificação, como veremos mais adiante.
  • For (para): esta última estrutura é utilizada em conjuntos de comandos que são executados por um número determinado de vezes.

A estrutura de repetição do-while em Java

Para finalizar, então, vamos enfim à explicação do que é a estrutura de repetição do-while em Java. Como já falei antes, ela é similar à estrutura while, mas possui uma diferença marcante que é a verificação da condição após a execução do bloco de comandos.

Dessa forma, há a presença deste bloco de comandos, seguido pela verificação. Por isso, se a variável condicional sofrer uma alteração no bloco de comandos, também haverá alteração na validação da condição.

Consequentemente, esta estrutura de repetição é utilizada quando há a necessidade de executar um bloco de comandos a fim de obter as informações que são necessárias na avaliação da condição.

Além disso, vale ressaltar que a execução do bloco de comandos é feita antes do teste da condição (se ela é verdadeira ou não). Desta maneira, isto significa que o teste de condição é feito ao final da estrutura, ao contrário do que ocorre em outras estruturas de repetição. Por isso, sempre haverá pelo menos um teste, ainda que a expressão seja falsa.

Assim, a estrutura de repetição do-while em Java tem o formato abaixo:

do

<bloco de comandos>

while <expressão lógica>

Por fim, saiba que decidir entre a estrutura de repetição do-while e a estrutura while é uma decisão que vai da opção que o programador julgar necessária. Dessa forma, o ideal é sempre tentar tornar o algoritmo mais simples e funcional, na medida do possível.

E então, entendeu o que significa a estrutura de repetição do-while em Java? Ficou com alguma dúvida? Deixe suas impressões nos comentários!

Spread the love

Posts Relacionados

Fábrica de Aplicativo

Sistema ERP Para Indústria 4.0: O que Significa?

O que o Sistema ERP e Indústria…

Fábrica de Aplicativo

UX design: Vantagens e Benefícios Para Colaboradores

Ao contratar um sistema de gestão para…

Fábrica de Aplicativo

O que Um Aplicativo Precisa Ter Para Atrair o Consumidor

O que você costuma levar em consideração…

Fernando Cunha Fernando Cunha

Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.