https://mestresdaweb.com.br/marketing/
Novo Aprenda Conosco

Criação de Aplicativos: tudo o que você precisa saber

Está pensando em digitalizar sua empresa e quer entender mais sobre criação de aplicativos?

Adotar um aplicativo pode trazer muitos benefícios para as empresas. Uma das principais vantagens é a aproximação e a comunicação direta com o cliente, isso porque, através de um aplicativo, o seu cliente terá as soluções que ele precisa literalmente na palma de sua mão.

Não podemos deixar de citar que o mercado de aplicativos vive um intenso momento de ascensão, participar desse mercado é uma ótima oportunidade para quem deseja destacar o seu negócio. 

Antes de iniciar o desenvolvimento de um app para o seu negócio, entenda algumas informações importantes.

Criação de aplicativos: quem são os profissionais envolvidos nesse processo?

O processo de criação de aplicativos é complexo, demanda um conhecimento prévio sobre linguagens e códigos de programação, por isso é importante contar com uma equipe especializada no assunto para executar com eficiência cada step do desenvolvimento de um app.

 

Criação de aplicativos: Design

O design refere-se a parte visual de um aplicativo. O profissional responsável pelo design elabora o desenho das interfaces, priorizando a usabilidade do aplicativo e a experiência do usuário. Dois termos utilizados em relação ao design são UI Design e UX Design, apesar da semelhança nos nomes, essas variações têm funções diferentes na criação de aplicativos.

O UI Designer é o profissional que atua no design de interface do usuário, em outras palavras, é a área que analisa a forma como o usuário interage ou controla o software ou o aplicativo. O objetivo principal do UI Design é tornar o aplicativo o mais intuitivo possível, com boa acessibilidade e interação entre botões, links ou menus, que permitam a interatividade do usuário dentro do app.

Já a atuação do UX Designer está focada na experiência do usuário. Em especial, entender as percepções do usuário, ao utilizar o app. Tendo sempre em mente que o aplicativo deve ser pensado para o usuário, essa experiência precisa ser positiva e agradável, atendendo as expectativas do cliente.

 

Criação de aplicativos: códigos e linguagens de programação

 

Com o design definido, entram em cena os Desenvolvedores Front End e Back End. O front end e o back end são funções complementares no processo de criação de aplicativos.

  • Desenvolvedor Front-end: atua na programação da apresentação do aplicativo e toda a parte visual que interage diretamente com o usuário. O front end é quem “dá vida” ao layout desenvolvido pelo designer. É importante que as duas áreas – design e programação – atuem em harmonia, priorizando a experiência do usuário.

         Existem diversas linguagens voltadas para a programação com formatos visuais, dentre elas, podemos citar JavaScript, HTML e CSS. Cada linguagem possui funcionalidades diferentes, com o mesmo objetivo final.

  • Desenvolvedor Back end: É o profissional que atua “por trás” da aplicação, focado nas funcionalidades do aplicativo, desenvolvendo uma estrutura de comunicação entre a aplicação e o banco de dados. O back end garante e fornece todas as regras de negócio, acesso ao banco de dados, segurança, integração webservices e escalabilidade.

         Algumas das linguagens de programação dominantes da programação back end são C#, PHP, Python e Java. Muito utilizadas na criação de aplicativos, na fase de desenvolvimento back end.

Front e Back End são áreas diferentes, mas que precisam caminhar juntas no processo de desenvolvimento de um aplicativo, para que o processo corra bem. Existem profissionais que atuam em ambas as áreas, são chamados de Desenvolvedores Full Stack, saiba mais clicando aqui!

 

Gestão de equipe e qualidade do aplicativo 

O Analista de QA (Quality Assurance), ou garantia de qualidade. É o profissional que tem perfil analítico e é responsável por realizar a validação do aplicativo, verificar se a etapa de codificação cumpriu com os requisitos solicitados, e identificar a presença de erros dentro da aplicação. 

Para que o processo ocorra como planejado, é muito importante ter um profissional atuando na gestão de toda essa equipe. Na área tecnológica, chamamos este profissional de Product Owner ou apenas PO. No método Scrum, o PO é a ponte de ligação entre a equipe de desenvolvimento e o cliente, além de realizar o gerenciamento de tarefas no desenvolvimento. Um bom PO identifica os obstáculos e traz as melhores soluções e alternativas, para a realização das atividades no processo de criação de aplicativos.

         Notou como é importante contar com bons profissionais para desenvolver um aplicativo para a sua empresa? Antes de contratar uma equipe, seja exigente, analise os portfólios e experiências de outros clientes e preze por uma equipe sólida e que atenda a todos os requisitos necessários para a criação de aplicativos e softwares de web.

         A criação de um aplicativo personalizado é garantia de sucesso para o seu negócio. Conte uma equipe qualificada para entregar um bom app de acordo com todas as expectativas exigidas pelo mercado. A Mestres conta com o apoio de profissionais de ponta, entre em contato conosco, para desenvolver a melhor alternativa para a sua empresa.

Spread the love

Posts Relacionados

Fábrica de Aplicativo

Sistema ERP Para Indústria 4.0: O que Significa?

O que o Sistema ERP e Indústria…

Fábrica de Aplicativo

UX design: Vantagens e Benefícios Para Colaboradores

Ao contratar um sistema de gestão para…

Fábrica de Aplicativo

O que Um Aplicativo Precisa Ter Para Atrair o Consumidor

O que você costuma levar em consideração…

Fernando Cunha Fernando Cunha

Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.