Com a tecnologia impulsionando tudo e consequentemente o mercado tecnológico, as grandes empresas começam a pensar no desenvolvimento de software multiplataforma onde existe versões separadas de um aplicativo que irá funcionar em cada plataforma ou sistema operacional, geralmente esse desenvolvimento de software multiplataforma usa linguagens de programação nativa e ferramentas específicas para o processo de criação.
Pensando nesse assunto, desenvolvemos este post para falarmos sobre a definição do desenvolvimento de software multiplataforma, suas importâncias, qual a importância de escalabilidade, as 6 melhores estruturas para o desenvolvimento de software multiplataforma e qual a melhor delas para você.
No próximo texto vamos ler o significado de desenvolvimento de software multiplataforma.
O que é desenvolvimento de software multiplataforma?
De forma simples e direta, é um aplicativo que funciona para diversos públicos que usam plataformas diferentes, um exemplo disso é o Spotify onde as pessoas usam ele no Android, IOS, Windows e diversas outras plataformas. Essa preocupação é benéfica para empresa já que oferece um aplicativo nativo para um número amplo de usuários.
As empresas de software adotam essa prática de desenvolvimento de software multiplataforma pensando exclusivamente na acessibilidade do usuário, por mais que esse processo custe mais caro e leve mais tempo de desenvolvimento, os benefícios são grandes e a margem de lucro na empresa eventualmente irá crescer.
Agora que você sabe o significado, qual a importância dele no mercado? Relaxa! No próximo trecho iremos explicar.
Qual a importância do desenvolvimento de software multiplataforma?
Sem dúvidas ter um comprometimento no desenvolvimento de software multiplataforma é algo que pode determinar o futuro da sua empresa, logo, as vantagens desse processo são:
Experiência de usuário
Criar um aplicativo multiplataforma beneficia o usuário de diferentes plataformas, justamente pela sua adaptação e criação peculiar com os designs e ferramentas que vão agregar de forma diferente em cada plataforma, dessa forma, agregando efetivamente a experiência do usuário.
Oportunidade de personalização
Aqui é onde terá os designs e funcionalidades pensados para cada plataforma com suas variadas exigências. Esse processo fica para a equipe de design e desenvolvedores que irão aplicar as funcionalidades.
Desempenho melhorado
Eles serão mais confiáveis para o uso no dia a dia do usuário já que possuem uma personalização única com uma segurança de ponta. Com isso, o consumidor irá usar somente o seu aplicativo.
Estratégias de monetização
Em cada plataforma pode haver o seu tipo de monetização em específico, integração de anúncios variados, compras no aplicativo, planos de assinatura e outros.
Esses são os pontos importantes que fazem o desenvolvimento de software multiplataforma possuir uma relevância no mercado de tecnologia. Para o próximo passo do assunto iremos citar as 6 estruturas mais usadas no desenvolvimento de software multiplataforma.
As 6 estruturas de desenvolvimento de software multiplataforma mais importantes
A seguir vamos ver os 6 frameworks que ajudam no processo de criação de um aplicativo de multiplataforma.
Flutter
O Flutter foi lançado pelo Google em 2017, ele é um framework muito popular que é capaz de construir dispositivos móveis, appweb e desktop a partir de uma única linguagem de código. Sua linguagem de programação é Dart e alguns exemplos de aplicativos são eBay, Google Pay, SpaceX GO! e Nubank.
React Native
É um framework de código aberto e baseado na sua linguagem de programação JavaScript e permite que os desenvolvedores façam o desenvolvimento de software multiplataforma de forma nativa. Diversos aplicativos usam ele como Office, Xbox Game Pass, Facebook, AirBnB e Instagram.
Ionic
Ionic é um kit de ferramentas que auxiliam no processo de interface de usuário onde se tem um código aberto, precisamente ele ajuda na criação de aplicativos multiplataformas com uma base de código. Sua linguagem é JavaScript e aplicativos como T-Mobile, BBC, AppsFlyer e Zenefits usam essa estrutura para o desenvolvimento de software multiplataforma.
Kotlin
Kotlin permite compartilhar códigos entre plataformas, dessa forma ela mantém a programação nativa e consegue fazer adição de novas funcionalidades. Sua programação é Kotlin e aplicativos como McDonald 's , Netflix, Philips, Udemy e Trivago.
NativeScript
O NativeScript permite que você crie aplicativos móveis Android e iOS usando JavaScript ou TypeScript, ele oferece alguns plugins e modelos de aplicativos pré -criados. Pode ser benéfico para empresas que buscam um desenvolvimento de software multiplataforma com menos investimentos, porém, não será possível implementar novas funcionalidades.
.NET MAUI
E por último, mas não menos importante, a .NET foi desenvolvida pela Microsoft e ela permite que os desenvolvedores criem aplicativos móveis e de desktop nativos com C# e XAML. Seus principais aplicativos são Rumble, BBVA, Zappiti entre outros.
Entender a necessidade de um aplicativo com desenvolvimento de software multiplataforma é primordial para alavancar seus negócios e com isso, vamos mostrar um gráfico desenvolvido por nós da Mestres da Web com dados da Statista mostrando o número em bilhões de downloads de aplicativos mundiais de 2016 até 2022.
Analisando este gráfico é possível analisar que ao decorrer dos anos as pessoas no mundo todo estão cada vez mais fazendo download de aplicativos nos celulares. Logo, planejar um desenvolvimento de software multiplataforma pode ser uma grande oportunidade, também sendo possível a criação inicial de um produto mínimo viável (MVP).
Agora que você conhece as 6 estruturas mais usadas, qual a melhor estrutura para se escolher? É o que vamos ler a seguir.
Como escolher a melhor estrutura?
Com essas diversas opções você deve analisar qual a sua exigência de aplicativo, as funcionalidades, custos e tempo para prosseguir com o projeto, para facilitar este processo, vamos mostrar um gráfico desenvolvido pela Mestres da Web com dados disponibilizados pela Statista sobre a estrutura mais usada no desenvolvimento de software multiplataforma.
Analisando este gráfico vemos que as estruturas React Native e Flutter são as mais usadas no desenvolvimento de software multiplataforma, mas você deve lembrar que deve ser feito uma análise antes sobre qual a estrutura ideal para seu projeto, além disso, saber contratar um desenvolvedor de sistemas capaz de lidar com esse projeto.
Com tudo que foi apresentado, vamos fazer uma recapitulação do assunto para que fique memorável na cabeça, vamos lá!
Vale a pena ler de novo
Nesse post foi abordado o tema sobre o que é desenvolvimento de software multiplataforma, suas importâncias que estão moldando o futuro do mercado tecnológico, as 6 estruturas mais usadas no processo de desenvolvimento de software multiplataforma, também citamos gráficos sobre o número de downloads mundiais e quais as estruturas mais usadas nas empresas na criação de aplicativos.
Esse post te ajudou? Nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas postagens!
Quer abranger seu conhecimento? Veja este post sobre a melhor empresa de software do Brasil, onde citamos 5 que irão te ajudar.