https://mestresdaweb.com.br/marketing/
Novo Aprenda Conosco

Empresa de desenvolvimento de software, freelancer ou software de prateleira: Qual devo contratar?

Desenho desenvolvedores de software

Quando um empreendedor decide dar um passo em direção a tecnologia e investir em um software para o seu negócio, é comum que surja a dúvida de qual serviço de desenvolvimento de software contratar. Ou até mesmo se comprar um software pronto vale mais a pena.

Não se preocupe, pois neste artigo apontaremos qual é o melhor caminho a ser seguido para a sua situação.

 

Quando devo contratar uma empresa de desenvolvimento de software?

 

Se seu negócio precisa de um software para um problema específico e complexo, que não pode ser atendido por um freelancer ou por um software genérico. Contratar uma empresa terceirizada para desenvolver seu software é a melhor solução.

Existem diversas empresas especializadas em desenvolvimento de softwares no mercado. Elas possuem grandes equipes de programadores, desenvolvedores, analistas de qualidade, gestores de projeto, entre outros.

O principal objetivo dessas empresas é conhecer profundamente a necessidade do seu negócio e desenvolver uma solução personalizado em software, que verdadeiramente atenda o seu problema.

Essa pode ser a opção que mais vai exigir um investimento alto. No entanto, espere receber um produto de altíssima qualidade, que realmente faz a diferença e capaz de trazer grandes benefícios como redução de custos operacionais, diminuição de erro humano, otimização do tempo de trabalho etc.

Além disso, não existem muitas opções melhores quando sua necessidade é específica, ou seu negócio tem processos muito bem definidos que precisam de algo sob medida.

 

Quando devo contratar uma freelancer?

 

Para aqueles que buscam menores investimentos, esta solução pode ser interessante, no entanto a qualidade será proporcional ao que se está pagando.

Um freelancer pode ser uma boa escolha quando sua necessidade não exige um desenvolvimento de software de grande e complexo.

Essa também é uma escolha ideal para aqueles que buscam um projeto simples e não tem urgência para a finalização do sistema, afinal o freelancer é apenas um só. 

Desenvolver uma aplicação exige muito trabalho e tempo, portanto, um freelancer levará muito mais tempo para entregar um produto do que uma equipe.

Não pense em contratar um freelancer para criar softwares de grande porte. Ele provavelmente não aceitará a proposta devido a magnitude do projeto.  Ou pior, se ele aceitar, espere muitas dores de cabeça e um projeto inacabado.

 

Quando devo contratar um software de prateleira?

 

Os softwares de prateleira são sistema programados de maneira uniforme, genérica e em larga escala.

Este tipo de software foi feito para atingir o maior número de consumidores possíveis, focando em necessidades comuns do mercado, que podem ser atendidas de maneira mais generalista.

Esta pode ser uma boa alternativa para aqueles negócios que possuem um problema comum no mercado em que atuam e não estão pensando em investir altos valores em um software.

Além disso, por serem soluções prontas, são rapidamente implementadas, o que as tornam uma ótima escolha para os que têm urgência por um software e não podem esperar longos períodos de desenvolvimento.

No entanto, tenha em mente que não é incomum encontrar softwares de prateleira com excesso ou falta de funcionalidades. 

Atualizações também podem ser um problema, devido a dependência que se tem com o fornecedor para realizar alterações e melhorias.

Se pensa em ter uma aplicação escalável, esta talvez não seja a melhor escolha.

 

Conclusão

 

Para tomar uma decisão é fundamental saber quais são as suas circunstâncias. Saiba a sua urgência em ter um aplicativo, o quanto está disposto a investir nisso e qual a complexidade e especificidade do seu problema. 

Saber essas questões tornará sua decisão muito fácil e te levará ao caminho correto.

Obrigado por ler até aqui! A Mestres da Web espera ter te ajudado a tomar a melhor decisão para o seu negócio!

Spread the love

Posts Relacionados

Fábrica de Aplicativo

Sistema ERP Para Indústria 4.0: O que Significa?

O que o Sistema ERP e Indústria…

Fábrica de Aplicativo

UX design: Vantagens e Benefícios Para Colaboradores

Ao contratar um sistema de gestão para…

Fábrica de Aplicativo

O que Um Aplicativo Precisa Ter Para Atrair o Consumidor

O que você costuma levar em consideração…

Fernando Cunha Fernando Cunha

Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.