facebook-pixel

Vamos conversar sobre o seu projeto

Fale sobre você

Qual o tipo do seu projeto?

Função forEach JavaScript: o que é?

home/blog/aplicativos/Função forEach JavaScript: o que é?
Função forEach JavaScript: o que é?

A função forEach JavaScript é uma forma de estrutura de repetição que permite a manipulação dos elementos do array. Por isso, acaba sendo um recurso bastante útil para programadores em geral.


Dessa forma, o forEach (ou para-cada, como também é conhecido) pode ser usado quando você quiser aplicar uma função específica a todos os elementos do array. Assim, ele torna desnecessário escrever muitas linhas. Agora, o que ele realmente significa? E quando utilizá-lo? Entenda!


O que é a função forEach JavaScript?

Pois bem, como já antecipei um pouco na introdução, a função forEach JavaScript funciona como uma estrutura de repetição. Lembre-se, por exemplo, que estas estruturas são variadas e, entre elas, temos o do-while, como já falamos em uma publicação anterior.


Além disso, porém, é importante que você tenha em mente também o que é um objeto array. Em síntese, estas são estruturas de dados as quais possibilitam o armazenamento de variáveis ou objetos, alinhados como se fossem numa fila. 


Então, o que o método forEach permite é a manipulação dos elementos de um array. Assim, ele possui a finalidade de facilitar a execução de certas funções para cada um dos elementos de um array. 


Dessa forma, podemos dizer que o método forEach() realiza a execução de uma função de retorno (callback) em cada elemento do array. Isto é, possibilita a retomada do processamento de um conjunto de comandos.


Por fim, além disso, saiba que, embora não seja nosso foco hoje, a função forEach pode ser utilizada também em outras linguagens que vão além da JavaScript. É o caso, por exemplo, de PHP, em que se usa com uma finalidade semelhante.


Conceitos básicos do forEach Javascript

Antes de falar sobre aspectos mais técnicos da função forEach em JavaScript, é necessário recordar algumas definições essenciais. Por isso, relembre de algumas:


  • Array: como falei antes, é como uma lista de valores que ficam armazenados, sempre em ordem e iniciando no 0;
  • Iteração: na programação, normalmente se refere à iteração como a repetição de ações;
  • Callback: é uma função que cria regras para que outras funções sejam utilizadas no futuro (como a forEach);
  • Estrutura de repetição: são recursos que tornam possível a execução de trechos de código de acordo com uma condição por mais de uma vez. O forEach é uma delas, assim como o for, o while e o do-while, por exemplo.


Com essas definições em mente, fica mais fácil compreender o que é o forEach() e como ele funciona na prática. São conceitos relativamente comuns na programação, mas que precisam ficar claros para quem deseja aprender mais sobre conteúdos como estes.


Como é a sintaxe?

Como falei antes, a função forEach JavaScript acaba criando a execução de uma função callback nos elementos do array. Então, ela é como um parâmetro na execução do loop.


Dessa forma, a sintaxe básica do método forEach() no JavaScript é o seguinte:


Array.forEach(callback, [ contextObject]);


Argumentos do método forEach()

Perceba, a partir disso, que o método forEach() itera a respeito dos elementos do array. Além disso, utiliza dois argumentos básicos. Em primeiro lugar, a função de retorno de chamada callback, sobre a qual já mencionei antes.


Já, em segundo, o contextObject, que é utilizado também pela função de retorno. Ou seja, ele permite que você faça referência ao contextObject dentro do callback, a partir do uso da palavra-chave this.


Por fim, saiba que esta função não é encadeada. Dessa forma, ela se diferencia de outras funções iterativas, como é o map(), o every(), o filter(), entre outros.


E então, entendeu melhor o que significa a função forEach e como utilizá-la em JavaScript? Ficou com alguma dúvida? Tem sugestão de tema para as próximas publicações? Então deixe nos comentários!

Artigo deFernando CunhaCom mais de 15 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.