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In-App Purchase: O que é e como aplicar?

O mercado mobile é uma máquina de desenvolvimento de tendências e com o In-App Purchase não é diferente. 

Quando uma empresa, uma startup, um gestor ou empresário optam por investir no desenvolvimento de aplicativos sabem que estão fazendo uma escolha que mudará para sempre o seu faturamento. Qualquer investidor sabe que, desenvolver um app é ter um ROI (retorno do investimento) quase que imediato, desde que você escolha a maneira correta de monetização. 

Pensando nisso, a compra dentro do aplicativo é um modelo que pode fazer com que seu investimento gere muito dinheiro. Mesmo que não seja fácil ganhar dinheiro com aplicativos, desde que você saiba o caminho para isso acontecer.

  Se você não sabe do que estou falando, o In-App Purchase (compras dentro do app) consiste no movimento de permitir que os aplicativos cobrem seus serviços por funcionalidades e/ou conteúdos, que serão disponibilizados apenas se os usuários pagarem para adquirirem as funcionalidades adicionais. No entanto, quais são os diferentes tipos de produtos que podem ser comercializados de forma In-App Purchase? Descubra tudo sobre esta tendência com a Mestres da Web! 

Conheça os tipos de In-App Purchase

    • Não consumíveis: São caracterizados por produtos que são comprados uma única vez e sem data para se expirarem, como vídeo-aulas, ou filtros para aplicativos de edição de imagem, por exemplo;
    • Consumíveis:  Produtos que são consumidos, portanto, chegam ao fim e é preciso comprá-los mais de uma vez. Como por exemplo, diamantes em jogos, que aceleram ou permitem a abertura de novas fases;
  • Renovação de Assinaturas: Este é um recurso muito comum, trata-se de fazer com que o usuário pague periodicamente para manter seu acesso à serviços, conteúdos ou funcionalidades, e assim, as assinaturas são renovadas automaticamente após o final do período, aplicativos de música, filmes e séries, meditação e yoga ou até mesmo os voltados à vida fitness, costumam usar dessa função;
  • Assinaturas Não Renováveis: Nesta modalidade o usuário efetua o pagamento para acessar serviços, funcionalidades ou conteúdos por um tempo limitado, e então, deve renovar sua assinatura manualmente. 

Como criar um In-App Purchase para o seu aplicativo?

Para realizar as compras no aplicativo você precisará oferecer aos seus usuários algum produto ou serviço. Vamos pensar assim, o In-App Purchase pode ser o método perfeito para monetizar aplicativos de download gratuito. O usuário não gasta nada para instalar o aplicativo no seu dispositivo móvel, mas realiza compras dentro do app.

Imagine que os produtos e serviços oferecidos são como um pacote de diferentes itens apresentados ao usuário para a compra. Desta forma, você precisa criá-los no Itunes Connect, no caso do iOS, e no Google Play  Console para os dispositivos Android. Lembrando que quem realiza essa ação é o desenvolvedor que você contratou para dar vida ao seu aplicativo. 

Mantenha a qualidade do aplicativo

Já é do conhecimento de muita gente que o futuro do consumo – assim como o presente – é tecnológico. Por conta disso, é importante que o aplicativo desenvolvido para o In-App Purchase seja de altíssima qualidade. Tanto em design quanto em tecnologia, para isso, aposte em uma empresa de desenvolvimento de aplicativos capaz de proporcionar o melhor para o seu projeto. 

Vale lembrar que o app deverá possuir vendas ilimitadas e um suporte online, por exemplo. Além disso, todas as ferramentas necessárias para que o usuário consiga efetuar sua compra no aplicativo.

Invista em Experiência do Usuário

Um aplicativo bem pensado e desenvolvido para suprir e até mesmo superar as expectativas dos usuários têm maiores chances de ser instalado, e mais do que isso, de ser mantido no dispositivo móvel do consumidor, incentivando-o a realizar compras regulares dentro do app.

Formas de pagamento e SAC

Pensando em uma melhor experiência do usuário, invista em maneiras simples e de fácil efetivação. Além de serem simples e rápidos, os sistemas de pagamento In-App Purchase são seguros para você e para os usuários do aplicativo. 

Se preocupe também com o atendimento ao cliente, um serviço rápido e de qualidade pode favorecer a reincidência de compras dentro do seu app e aumentar ainda mais o seu faturamento. 

Confie em especialistas

Nada disso que falamos anteriormente poderá se concretizar se você não contar com um time de Mestres qualificados nas melhores e mais avançadas tecnologias do mercado. Escolha uma equipe capaz de transformar suas expectativas em um projeto concreto e que cative o seu usuário. Não escolha um profissional, escolha um Mestre da Web

 

 

 

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Fernando Cunha Fernando Cunha

Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.