https://mestresdaweb.com.br/marketing/
Novo Aprenda Conosco

Linguagem de programação Julia: o que é e como funciona?

A linguagem de programação Julia foi lançada em 2012. De lá para cá, tem se difundido, e hoje já está presente em milhares de universidades pelo mundo, além de contar com outras dezenas de milhões de downloads.

Ainda assim, poucos programadores no Brasil conhecem e utilizam esta linguagem. Você sabe como ela funciona? Tem ideia de quais são suas principais características? Acompanhe para entender melhor!

O que é a linguagem de programação Julia?

A linguagem de programação Julia foi criada com o objetivo de atender os requisitos da computação numérica de alto desempenho. Além disso, ela se caracteriza como uma linguagem de programação multiparadigma, dinâmica e de alto nível.

Dito isso, ela é relativamente recente, tendo sido criada a partir de 2009 e lançada somente em 2012. Até mesmo por isso, ainda não é tão utilizada, apesar de ter passado a marca dos 20 milhões de downloads apenas em 2020, o que mostra sua difusão.

Com relação aos códigos-fonte, são escritos em Scheme, C e C++. De forma complementar, utiliza um compilador LLVM, além de outras características que veremos a seguir.

Para que ela serve?

Agora que já vimos o que é a linguagem de programação Julia, chegou o momento de compreender um pouco mais sobre para que ela serve. Para isso, é interessante notar quais são as características predominantes desta linguagem. Veja:

  • É open source e sua licença é gratuita;
  • Oferece suporte para Unicode e UTF-8;
  • Oferece uma geração eficiente de códigos especializados em distintos argumentos;
  • Permite a chamada de funções em C diretamente por meio de APIs;
  • Possibilita a chamada de funções em Python e em C;
  • Possibilita a criação de codificações genéricas e de funções externas, sendo ambos extensíveis;
  • Possui capacidade de despachos múltiplos, o que permite combinações de argumentos bastante variadas;
  • Sua forma é otimizada e extensiva para tipos numéricos;
  • Tem tipagem dinâmica.

Portanto, em função destas características, a linguagem de programação Julia, embora relativamente nova, é bastante promissora. Isto porque ela oferece recursos interessantes, sobretudo em relação à computação numérica.

Sintaxe

Outro ponto marcante da linguagem de programação Julia é a sua sintaxe. Dessa forma, também neste caso ela possui algumas características especiais.

Primeiramente, saiba que alguns dos comandos utilizados são muito similares àqueles utilizados nas linguagens JavaScript e Python. Por exemplo, nos blocos else, if, function, entre outros.

Além disso, por exemplo, não é feito o uso de chaves {} com o objetivo de delimitar início e fim de blocos de execução. Também não é utilizado ponto e vírgula com a finalidade de encerrar uma instrução. Ademais, para indicar o fim de uma função ou de um bloco, utiliza-se a instrução end. Você pode aprender mais sobre isso diretamente no site oficial.

Exemplos de aplicação

Para finalizar, vamos a alguns exemplos de aplicação da linguagem de programação Julia. Como não poderia deixar de ser, aliás, eles estão ligados fundamentalmente às características que esta linguagem possui e que descrevi anteriormente.

Automação

Algo fundamental quando falamos desta linguagem é a sua aplicação com machine learning. Ou seja, ela oferece mecanismos de automação que oferecem ganhos consideráveis na execução de tarefas pelas organizações.

Computação científica

Como já falamos antes, a linguagem Julia começou fundamentalmente na computação numérica. Dessa forma, por meio de suas aplicações, pode ser utilizada na construção de modelos matemáticos visando a resolução de problemas científicos.

Isto está presente em uma série de áreas de atuação. Por exemplo, na biologia, na física quântica, na economia quantitativa, na pesquisa operacional, entre outros.

Plotagem de dados

Outra das aplicações da linguagem de programação Julia ocorre na visualização e na plotagem de dados. isto porque esta linguagem oferece recursos que permitem uma atualização momentânea de grandes fluxos de dados, o que auxilia na tomada de decisões de empresas, por exemplo.

Para isso, existem alguns pacotes que podem ser utilizados. Entre eles, o mais comum é o Plots.jl, que conta com ferramentas e APIs variados.

Por fim, perceba que, em resumo, esta linguagem, apesar de nova, tem seus pontos positivos e é promissora. Então, agora que você já sabe sobre ela, pretende conhecer melhor na prática? Comente e compartilhe com seus colegas!

Spread the love

Posts Relacionados

Fábrica de Aplicativo

Sistema ERP Para Indústria 4.0: O que Significa?

O que o Sistema ERP e Indústria…

Fábrica de Aplicativo

UX design: Vantagens e Benefícios Para Colaboradores

Ao contratar um sistema de gestão para…

Fábrica de Aplicativo

O que Um Aplicativo Precisa Ter Para Atrair o Consumidor

O que você costuma levar em consideração…

Fernando Cunha Fernando Cunha

Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.