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Mobile marketing: tudo o que você precisa saber

 

Mobile Marketing

Atualmente, mobile marketing é um assunto em alta e que tem se tornado essencial para a sobrevivência de uma empresa no mercado competitivo.

Você já ouviu este termo antes ou recentemente e está com dúvidas sobre o real significado desse conceito?

Então este artigo irá te explicar tudo o que você precisa saber sobre Mobile marketing e como isso pode alavancar sua empresa através do mundo digital.

 

O que é mobile marketing?

Mobile marketing é a definição para campanhas que buscam impactar pessoas através de dispositivos móveis como celular e tablet.

O celular se tornou um item pessoal, portanto está ao nosso lado o tempo todo. Segundo a empresa App Annie, no ano de 2020, o brasileiro passou cerca de 4,8 horas por dia usando o celular.

Portanto o mobile marketing se tornou um grande aliado das empresas, bem como indispensável para quem busca se tornar mais competitivo no mercado.

 

Como utilizar o mobile marketing para sua empresa

As estratégias a seguir são atualmente as mais utilizadas pelas empresas e trazem ótimos resultados se feitas da maneira correta e com qualidade.

 

Mobile marketing: Redes sociais

 

Desde já, é importante dizer que o Brasil é um dos maiores usuários de redes sociais do mundo, com um tempo diário de uso 55% maior que a média mundial, que é de 145 minutos.

As redes sociais são grandes praças para as empresas que buscam mais visibilidade e proximidade com o público-alvo.

Elas podem ser usadas com diversos propósitos, que vão desde trazer tráfego orgânico para seu site através de uma base de seguidores, até gerar vendas através de anúncios pagos que direcionam para sua página de vendas.

Também vale dizer que redes sociais como o Facebook e Instagram possuem plataformas analíticas que permitem a análise de dados gerados pelos seus anúncios ou posts, logo podem trazer grandes insights e direções.

 

Mobile marketing: Motores de busca

 

A internet e os dispositivos móveis mudaram para sempre a maneira que buscamos informações. Motores de busca como o Google, Bing e DuckDuckGo fazem parte do nosso dia a dia, sendo o Google o maior de todos.

O google processa cerca de 100 bilhões de buscas por mês, sendo 15% inéditas e mais da metade fora dos estados unidos.

Portanto, é muito importante que sua empresa esteja presente no google para as buscas de dispositivos móveis.

Uma maneira de fazer com que o site da sua empresa apareça no google é criar conteúdo informativo e de qualidade através de artigos para o blog do seu site. Escreva conteúdos relevantes para seu público-alvo e que tenham um bom volume de buscas. Faça isso com frequência e consistência e você terá um número maior de visitas ao site da sua empresa.

Também é interessante utilizar o “Google Ads” e fazer com que sua empresa apareça em banners de sites de terceiros patrocinados pelo Google, ou até mesmo na busca patrocinada que pode colocar sua URL em uma posição superior nos resultados de uma busca.

 

Aplicativos

 

O Brasil é o segundo país onde o mercado de aplicativos mais cresce, sendo que a média de uso diário de apps por brasileiros é de três horas.

Portanto, ter um aplicativo também é uma estratégia muito interessante para as empresas. Ao passo que muitas empresas estão se digitalizando e oferecendo soluções em forma de aplicativo, este é uma estratégia que, apesar de exigir um alto investimento, pode trazer retornos enormes.

Os aplicativos trazem benefícios como maior fidelização de clientes, comunicação direta com os mesmos, canal direto de vendas etc.

Então, dependendo do seu negócio e seu serviço ou produto, se tornar uma empresa 100% digital através de um aplicativo pode ser uma estratégia muito vantajosa, devido a quantidade de custos que podem ser cortados.

Sem falar que, todas as outras estratégias mencionadas antes dessa funcionam muito bem aliadas à um aplicativo.

Leia mais sobre: Desenvolvimento de apps.

 

Funcionalidades Mobile

 

Algumas estratégias/ações do mobile marketing envolvem a utilização de funcionalidades do dispositivo móvel como por exemplo o Bluetooth e a câmera.

Um exemplo disso são QR Codes, que estão cada vez mais sendo utilizados de maneira criativa pelas marcas para criar uma interação diferenciada com seus consumidores. A pessoa apenas precisa utilizar a câmera do celular e fazer a leitura do código de barras disponibilizado no local.

Exemplo disso são restaurantes que estão abandonando o cardápio físico e deixam um QR Code no lugar, que ao ser escaneado, leva diretamente para o cardápio digital online.

Similarmente, o bluetooth também é utilizado como um recurso de proximidade que, se permitido pelo cliente, envia arquivos e promoções para o mesmo.

Avalie sua empresa e tente pensar em maneiras de usar essas ações para fortalecer a comunicação e a interação com o seu cliente.

 

Tendências da Tecnologia que afetam o Mobile Marketing

 

Pensando em preparar sua empresa para futuras demandas e acompanhar a evolução do mercado, reunimos algumas tendências da tecnologia que afetarão como o mobile marketing é feito.

 

Internet das coisas

 

O conceito Internet das coisas (IoT / Internet of things) fala sobre a tendencia de objetos cotidianos se conectarem a internet e serem capazes de reunir e transmitir dados.

Em seguida, alguns exemplos de objetos cotidianos que já estão conectados à internet:

  • Relógios (smartwatch)
  • Carros
  • Sistemas de segurança
  • Objetos de casa como Lâmpadas, Televisão etc.

Todos estes itens têm alto potencial de afetar o mobile marketing, pois possibilitam mais dados sobre os consumidores e novas praças de divulgação.

 

Internet móvel 5G

 

O 5g promete ser 100 vezes mais rápido que o 4g, portanto /trazer mudanças profundas para os dispositivos relacionados ao streaming de vídeo, Dispositivos VR e dispositivos relacionadas à internet das coisas.

Alguns exemplos de impacto são:

  • Serviço de saúde sem fio
  • Computação em nuvem
  • Tecnologia de veículos sem motorista

Inteligência Artificial e Aprendizado de máquina (Machine Learning)

 

Este é um conceito que já está acontecendo em aplicativos e celulares, como por exemplo os Chatbots (Chats com Inteligência artificial) e dispositivos que usam reconhecimento fácil para desbloqueio.

A inteligência Artificial ainda terá muito mais impacto em nossas vidas, portanto afetará a maneira que utilizamos o celular e seus aplicativos, sem falar nos objetos cotidianos.

Algumas influências futuras da Inteligência artificial serão:

  • Identificação, detecção e classificação de objetos
  • Detecção automatizada de recursos geofísicos
  • Distribuição de conteúdo nas redes sociais
  • Aprendizado para desenvolvimento e correção de aplicativos móveis

 

Realidade aumentada e Realidade Virtual

 

Atualmente, aplicativos relacionadas à câmera, vídeo e o mundo dos jogos, já utilizam tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual. Ao passo que a tecnologia evolui, ainda em 2021 podemos ver estas tecnologias surgindo como recurso para rastreio de movimento e oclusão de pessoas (interação de objetos virtuais com pessoas).

Algumas tendências futuras da RA e da RV são:

  • Ambientes virtuais de treino
  • Shows e festivais de música ao vivo
  • Manuais de usuário baseados em Realidade aumentada
  • Aprendizagem Visual

 

Aplicativos móveis corporativos

 

Atualmente, já são uma realidade e estão se tornando uma grande tendência entre as empresas, pois facilitam a comunicação interna, aumentam a produtividade e ajudam na realização de atividades e funções para administrar a organização

Já existem estáticas que mostram que as empresas obtém mais lucro quando os funcionários podem utilizar aplicativos móveis corporativos.

 

Comércio Móvel

 

Por fim, não podemos deixar de falar de comércio móvel.

O consumidor moderno quer fazer compras em qualquer hora e em qualquer lugar, mesmo que em movimento. Portanto os aplicativos de e-commerce são uma grande tendência para o futuro e estão se transformando em m-commerce (Mobile Commerce)

As tendências do m-commerce no futuro prometem:

  • Pedidos com um clique
  • Compra com voz
  • Compras multicanal

 

Sentiu-se inspirado com as tendências do desenvolvimento mobile? Nós da Mestres da Web somos a favor da inovação e temos uma equipe preparada para atender sua necessidade!

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Fernando Cunha Fernando Cunha

Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.