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O que é benchmark e por que fazer?

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O que é benchmark e por que fazer?

Acompanhar o rápido crescimento do mercado é tarefa fundamental para que sua empresa esteja em igualdade de competição no seu ramo de atividade. O conhecimento e o know-how práticos do seu negócio você já tem, mas a informação é fragmentada e muitas vezes superficial, precisando de uma real percepção e profundidade. Além disso, a pressão é aumentada pela introdução contínua de novas tecnologias em nível global. Para isso, é preciso entender o que é benchmark e as vantagens que ele oferece para sua empresa.


O que é Benchmark?

O benchmark é basicamente uma estratégia baseada em um ponto de referência. É fazer uma análise profunda e comparativa com as ações de sucesso dentro da mesma segmentação de seu negócio. É um método que leva as empresas a transporem sua limitações, é sair da zona de conforto e aprimorar seus serviços baseados em uma análise profunda de dados e estatísticas.


Tipos de Benchmark

Benchmarking interno: visa analisar as melhores práticas desenvolvidas dentro da própria organização e toda sua cadeia de funcionamento. Ou seja, empresas com filiais ou franquias podem trazer alguns problemas que comprometem a marca, portanto é importante manter uma análise comparativa de dados entre as unidades, para perceber os pontos importantes a serem mudados e as ações a serem desenvolvidas para que a marca não sofra com a desvalorização.


Benchmarking competitivo: visa analisar as melhores práticas desenvolvidas pela concorrência, tendo por objetivo transcendê-las. Para desempenhar uma melhor performance no seu negócio, não basta olhar o que seu concorrente está fazendo que está dando certo e fazer igual. Isso é simplesmente uma cópia inútil. É necessário analisar os dados e melhorar a performance do seu negócio, criando estratégias que visam oferecer algo a mais que não fora oferecido. Lembre-se de que: se é igual, o cliente fica com quem já conhece.


Benchmarking funcional: visa analisar os processos de trabalho de outras organizações, mesmo que não sejam concorrentes, é feito com a finalidade de comparar os métodos de trabalho. É uma forma de analisar como se organiza e adaptar ao seu negócio.


Benchmarking de cooperação: acontece quando duas ou mais empresas firmam uma parceria para compartilhar boas práticas, informações e experiências, a fim de melhorar o funcionamento dos serviços para um crescimento mútuo.


Existem conferências de benchmarking destinada a fornecer informações e estratégias, com o objetivo de ajudar as empresas a melhorar suas operações e táticas a fim de impactar nos lucros finais. Essas conferências estão ancoradas nas melhores práticas e apresentações de benchmarks derivados das mais conhecidas fontes de informação estatística da indústria. Elas identificam e correlacionam rentabilidade com comportamentos operacionais, escolhas de mercado e muito mais.


Implantação do benchmark

Não é só analisar a concorrência e pronto, está feita a estratégia de melhorar o seu negócio, é preciso seguir maneira correta de aplicação para que os resultados sejam os esperados. Portanto, siga os seguintes passos:


  • Realize uma análise interna, a fim de que se possa conhecer mais da própria empresa. Faça um estudo criterioso de seu negócio na totalidade, desde o layout até a logística. Conhecendo bem como ele funciona você terá mais ferramentas para traçar uma estratégia eficiente.
  • Identifique quais são as empresas, concorrentes ou não, que são referência no mercado. Depois de ter feito a análise do seu negócio, você terá como comparar o funcionamento junto às outras e traçar sua estratégia.
  • Defina como os dados e informações serão reunidos e analisados, ou seja, como será feito esse plano de pesquisa. Através de entrevistas, pesquisa na internet de cases e opiniões dos clientes, reclame aqui, entre outras modalidades de pesquisa.
  • Faça o estudo minucioso dos dados colhidos das outras empresas e compare com o que você vinha fazendo na sua empresa e veja o que não funciona para que seja mudado, e o que funciona para ser melhorado.
  • Crie metas para que seu plano de ação possa dar certo e analisar se está tendo o retorno esperado. É importante entender que todo plano de ação leva um tempo para dar os primeiros resultados, por isso, se a análise do funcionamento do seu negócio foi bem elaborada, é possível ter certeza de que as novas estratégias estão surtindo resultados positivos, ainda que em um ritmo lento.
  • Avalie e reavalie de que forma sua empresa, como um todo, está reagindo às mudanças. É importante colher as informações com os colabores e analisar o comportamento do seu cliente frente a elas.
  • Veja se as mudanças realizadas não precisam de ajustes. Todas as mudanças precisam ser acompanhadas em tempo de serem ajustadas, só assim evitará os transtornos de uma ideia mal implementada. Mudança sobre a mudança também requer um novo planejamento e novas estratégias.


Vantagens do benchmark

  • Faz com que a empresa conheça mais sobre si mesma
  • Melhora o desempenho dos seus processos
  • Faz com que você conheça mais o ramo de atuação de seu negócio
  • Permite que você diminua os custos, aumente a produtividade e maximize os lucros
  • Torna sua marca conhecida e mais competitiva


Como os líderes empresariais entendem, a capacidade de se ajustar rapidamente às condições do mercado e melhorar continuamente as eficiências operacionais é uma necessidade. O benchmark é uma realidade na busca por se posicionar melhor frente ao mercado atual. Para isso, muitas ferramentas estão disponíveis para que você consiga fazer sua análise estratégica de maneira mais eficiente.


Lembre-se que para ter todos os dados do funcionamento da sua empresa com precisão, o software de gestão é uma ferramenta indispensável. Portanto, ao abrir seu negócio, conte com profissionais qualificados e com expertise no mercado de automação da fábrica de software da Mestres da Web. Somos especialista na criação de software para a gestão do seu negócio. Entre em contato com nossa equipe agora mesmo.

Artigo deFernando CunhaCom mais de 15 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.