fbpx
Novo Aprenda Conosco

O que é JavaScript Alert?

Na sua experiência como usuário, você já recebeu alguma caixa de diálogo de alerta em alguma página da internet? Provavelmente a resposta é positiva e, neste caso, você já pode começar a ter uma ideia do que é JavaScript Alert.

Dessa forma, o método alert() permite a criação de um tipo de mensagens de alerta. Assim, está ligada às funções do browser que podem ser manipuladas por JavaScript. Então, para conhecer mais sobre para que serve e como usar, continue lendo!

O JavaScript Alert

Bom, antes de começar a aprender de fato sobre como usar o JavaScript Alert, é preciso entender o que ele é na prática, concorda? Então, saiba, desde já, que essa é considerada uma das formas de caixa de diálogo mais simples.

Sua aparência, por exemplo, é fácil de lidar, sendo muito intuitiva. Até mesmo por isso, o alert em JavaScript é utilizado com bastante frequência para validações de formulários ou no bloqueio de ações num browser. 

Dessa forma, o método alert() serve para habilitar uma mensagem no navegador que vem com uma janela pop up. Além disso, é possível habilitar também um botão para a confirmação, de modo que a pessoa tenha de garantir que leu a mensagem que você queria passar.

Ou seja, é neste último caso que o JavaScript Alert acaba tendo a função de bloqueio. Isso porque o usuário não consegue continuar a navegação enquanto não clicar no botão de confirmação.

Isso tende a ser atraente, mas também pode ser perigoso. Pense que se você utilizar isso de forma exagerada, vai acabar irritando o usuário, que não irá mais voltar à sua página. Ah, e sem contar que hoje em dia os navegadores costumam oferecer funções para bloquear essa função alert.

O que são as caixas de diálogo

O JavaScript Alert é uma forma de caixa de diálogo. Mas, afinal, o que isso quer dizer? E quantas outras existem?

Inicialmente, saiba que caixas de diálogo são janelas modais. Elas têm a característica de serem exibidas no browser. A partir delas, há uma interação com o usuário que está navegando na página em questão.

Ou seja, com elas é possível criar perguntas e alertas diversos. Dessa forma, há diferentes funções relacionadas às caixas de diálogo. Assim, naturalmente, tanto a sintaxe quanto a forma de usá-las muda.

Em geral, então, existem três tipos:

  • Alert(): como falei antes, o JavaScript Alert funciona para quando você precisa informar algo ao usuário. Por exemplo, mensagens de boas-vindas são bastante frequentes com este método.
  • Confirm(): neste caso, a finalidade é que o usuário decida se quer ou não executar uma ação predeterminada na página. Então, há dois botões, sendo um de confirmação e outro para cancelar esta ação.
  • Prompt(): por fim, o método prompt() visa obter informações. Ele também tem dois botões (ok e cancelar). Para que ele ocorra, o usuário precisa inserir um valor. Assim, uma ação direta é necessária.

Aprenda a sintaxe de alerta em JavaScript

Como mencionei acima, o comando do JavaScript Alert é alert(). Então, para executá-la, você precisa apender a sintaxe, que é a seguinte:

 

Leia mais:  Javascript é a melhor linguagem para a minha startup?

alert(“mensagem de exibição”)

 

Essa acima é a forma mais simples (aliás, bem simples, como você pode ver), mas não a única. Existe mais um meio de chegar ao mesmo resultado, que é com a declaração window como precedente, como abaixo. No fim, porém, o resultado é o mesmo.

 

window.alert(“mensagem de exibição”)

 

Como pular linha em JavaScript Alert

A forma de criar um JavaScript Alert personalizado é por meio do método de pular linhas. Através dele, você pode tornar a sua mensagem mais nítida e visível a quem entrar na sua página.

Para fazer isso, é só adicionar o comando “\n”. Veja no exemplo abaixo:

 

<!DOCTYPE html>

<html>

<head>

<title> 

    Alert em JavaScript

</title> 

<meta charset=”utf-8″>

<script>

function funcao1()

{

alert(“Exemplo de\nAlert em JavaScript!”)

}

</script>

</head>

<body>

 

<input type=”button” onclick=”funcao1()” value=”Exibir Alert” />

 

</body> 

</html>

 

Para finalizar, saiba que o método alert(), assim como o prompt() e o confirm(), tem suporte nos principais navegadores. Por isso, além de simples e prático, é outro motivo para utilizá-lo.

E você, sabia como funcionava JavaScript Alert? Aprendeu agora? Então siga nosso blog para ver mais publicações assim!

Spread the love

Posts Relacionados

Outros

Conheça os benefícios dos aplicativos de celular

Se a sua empresa está pensando em…

Fábrica de Aplicativo

5 vantagens de criar um aplicativo móvel para negócios

Criar um aplicativo móvel para negócios pode…

Outros

10 estratégias para transformar sua empresa em um negócio de sucesso

Um negócio de sucesso requer persistência, planejamento…