https://mestresdaweb.com.br/marketing/
Novo Aprenda Conosco

O que é mindset de crescimento?

Atualmente, ter a mentalidade adequada é fundamental para qualquer equipe de trabalho. Por isso, o chamado mindset de crescimento tem estado cada vez mais em foco, inclusive por times de TI.

No entanto, o que é este mindset? Como desenvolvê-lo na sua equipe? Para saber tudo sobre isso, siga lendo!

O que é mindset?

Primeiramente, então, vamos começar entendendo melhor o que é mindset e a que se refere este termo que está tão na moda. Este conceito foi desenvolvido sobretudo por Carol Dweck, uma pesquisadora da Universidade de Stanford.

Numa tradução livre, o termo “mindset” significa algo como “configuração da mente”, que pode ser entendido também como uma espécie de “modelo mental” ou simplesmente mentalidade.

Sendo assim, é como se fosse a visão de mundo que determinada pessoa tem. Portanto, está relacionado à forma de pensar, às crenças, aos preceitos morais, etc.

Deste modo, esta definição acabou migrando também para o mundo do empreendedorismo, onde se mostrou bastante eficaz. Isto porque diferentes mindsets afetam de forma distinta a gestão e as tomadas de decisões dos negócios.

O mindset fixo

Agora que você já tem uma ideia básica do que significa este termo, é hora de avançar. Só que antes de entender o que é mindset de crescimento, precisamos compreender algo que se contrapõe a ele: o mindset fixo.

Dessa maneira, o mindset fixo é o que muitos empreendedores abominam. Isto porque a partir dele entende-se que as coisas acontecem “porque tinham que ser assim”, como se fossem destinadas a acontecer exatamente dessa maneira.

Na prática, isto significa que se dá muito valor às características biológicas do indivíduo ou a algum tipo de dom que ele possui. Portanto, em outras palavras, quem pensa assim separa as pessoas capazes das incapazes.

Então, perceba como este é um mindset limitante, no sentido de que torna tudo muito fácil. Afinal, se você não está atingindo o seu objetivo, isto simplesmente está acontecendo porque não era para ser, não é mesmo?

Em síntese, com base nesse pensamento, este tipo de pessoa acaba fugindo de desafios e se acomoda facilmente, seja com os sucessos ou com os fracassos. Por isso, é um mindset fixo, de quem não procura sair do lugar e fica à espera de que seu talento natural resolva tudo.

O mindset de crescimento

Por outro lado, o mindset de crescimento é consideravelmente distinto do fixo. Até mesmo por esse motivo, é conhecido como o “mindset dos vencedores”, e pode ser aplicado a diversas áreas, inclusive TI.

Neste tipo de mentalidade, a pessoa busca ir sempre além e se aprimorar. Ou seja, não fica parada esperando que seu talento natural resolva tudo e, em vez disso, tenta ir além e se preparar melhor.

Então, aqui os desafios são vistos não como um obstáculo impossível, mas sim como uma oportunidade de evolução. Assim, você pode obter aprendizados – seja através dos erros ou dos acertos.

O importante, em resumo, é estar sempre buscando o aprimoramento, a fim de melhorar como pessoa e como profissional. Por isso, o mindset de crescimento é interessantíssimo para o trabalho em equipe, proporcionando o desenvolvimento coletivo.

Veja algumas características de pessoas com este mindset:

  • Possuem a mente aberta para novos desafios;
  • Veem os erros e feedbacks como oportunidades de melhora;
  • Acreditam que é possível a evolução nos âmbitos pessoais e profissionais;
  • Buscam constantemente superar as suas limitações, por meio do aprendizado;
  • Enaltecem a dedicação como chave para o sucesso.

Saiba como desenvolver estas habilidades na sua equipe

Se você ou sua equipe possuem um mindset fixo e desejam um mindset de crescimento, não se preocupe, porque é possível. O primeiro passo é identificar isto e querer mudar. Então, para auxiliar, siga estas dicas:

Procure ser um exemplo

Em primeiro lugar, busque adotar um mindset de crescimento você mesmo. Dessa forma, você será um exemplo aos colegas de trabalho, que poderão ver na prática como este mindset funciona e como pode ser benéfico à equipe.

Explique os benefícios para os seus colegas

Além disso, converse também com seus colegas sobre os benefícios do mindset de crescimento. Ou seja, explique os conceitos que foram trazidos neste post e auxilie com que compreendam que a mudança de mentalidade pode surtir efeitos reais.

Procure programas de desenvolvimento

Uma vez que todos estão em sintonia com a ideia de adotar uma nova mentalidade, é possível ir atrás de formas de desenvolvimento. Hoje em dia, existem programas de treinamento, palestras e uma infinidade de maneiras de fazer isto.

Então, após mudar a mentalidade da sua equipe, é hora de pensar em tarefas mais práticas, como a forma de planejar o desenvolvimento do seu software. Com a mentalidade certa, você vai ver que os resultados e a coesão da equipe tendem a ser melhores.

Gostou da publicação? Então compartilhe com seus colegas e siga em nosso blog para mais conteúdos!

Spread the love

Posts Relacionados

Fábrica de Aplicativo

Sistema ERP Para Indústria 4.0: O que Significa?

O que o Sistema ERP e Indústria…

Fábrica de Aplicativo

UX design: Vantagens e Benefícios Para Colaboradores

Ao contratar um sistema de gestão para…

Fábrica de Aplicativo

O que Um Aplicativo Precisa Ter Para Atrair o Consumidor

O que você costuma levar em consideração…

Fernando Cunha Fernando Cunha

Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.