https://mestresdaweb.com.br/marketing/
Novo Aprenda Conosco

O que significa Quality Assurance (QA)?

Quality Assurance (em português “Garantia de Qualidade”) significa elevar os padrões de qualidade, garantindo maior segurança, credibilidade e a excelência no desenvolvimento de softwares. Imagine o seguinte cenário: a Jaqueline contratou uma empresa mestre na criação de sistemas, o sonho dela é um aplicativo mobile acessível a palma de sua mão.

Será que apenas com a expertise do(s) programador(es) o aplicativo irá “sair da concessionária” sem nenhum tipo de bug? A resposta é: não! Os programadores buscam finalizar tarefas com excelência e no menor tempo possível.

O papel de encontrar bugs e melhorias visando a experiência dos usuários é do Analista de Qualidade.

Por que o(a) Analista de Quality Assurance é imprescindível?

Pense no aplicativo de comunicação mais usado por nós brasileiros, o WhatsApp. Você acredita que ele teria sido criado sem o Analista de Qualidade?

Vários Analistas de Qualidade participaram do processo de desenvolvimento do WhatsApp, unindo muitas opiniões e conhecimentos para atingir a tão sonhada referência mundial em comunicação. Inúmeros bugs foram “capturados” pelo QA, diminuindo mais de 95% dos erros que chegariam ao usuário final.

Isso mostra que o Quality Assurance é indispensável para se obter um resultado satisfatório, a nível profissional e de mercado

O que faz o(a) Mestre de Qualidade?

A equipe de desenvolvimento trabalha com o conhecido Método Scrum, onde o trabalho em equipe é fundamental. Principalmente o QA faz parte dessa equipe, as reuniões diárias tem a presença do Product Owner (PO), Scrum Master, Programadores e do QA. O objetivo do Mestre de Qualidade é entender sobre o projeto como um todo, e aplicar seus conhecimentos em grandes “baterias” de testes.

Existem 2 principais testes de softwares:

1º Testes de caixa branca – voltado ao especialista analisar o código fonte, verificando a escalabilidade e modularidade que o Back End tem, facilitando na manutenção e novas funcionalidades.

2º Testes de caixa preta – são testes simulados que o próprio usuário final iria realizar, sendo antecipado e tratado pela analista internamente, garantindo o bom funcionamento do sistema.

Quais são as tendências?

As opções de testes estão expandindo, não ficando “amarrado” nos testes de caixa branca e preta. Uma forte e principal tendência são os Testes de Segurança, o(a) analista não irá apenas forçar a URL, mas as possíveis falhas de segurança como exemplo um invasor tentar acessar o banco de dados serão validadas.

Outra tendência é o Internet das Coisas (IoT), a tecnologia está com a curva de crescimento elevada. Consequentemente não podemos deixar para “escanteio”, caso a escalabilidade não seja verificada e aprovada pelo analista, o sistema não está apto perante a Garantia de Qualidade e a compatibilidade com os aparelhos (ex.: smartphone, computadores e dentre outros) terá problemas, esse é um dos principais fatores que o IoT é super importante no desenvolvimento de softwares.

Existe curso específico?

A área de Teste e Qualidade não fica “amarrada” a 8 semestres de uma faculdade, a maioria dos profissionais que atuam em QA tem algum dos principais cursos em Tecnologia da Informação no currículo (por exemplo Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o cobiçado Tecnólogo em Gestão da Qualidade).

Quer ser um bom profissional em QA? O curso presente na maioria das faculdades mencionado anteriormente de Tecnólogo em Gestão da Qualidade, é uma excelente “porta de entrada” para o mercado de trabalho. Apenas cursando a faculdade vou ser Mestre no que faço? Pelo contrário, acompanhe o próximo tópico e seja um Analista de Qualidade!

O que devo estudar?

Grandes empresas especializadas em Ensino à Distância (EaD), como por exemplo a Alura, que é uma das maiores plataformas de cursos de tecnologia do Brasil, possuem o material para se tornar um grande profissional.

Sabe aquela faculdade que ensina com professores experientes, mas com material precário? Imagine unir professores experientes com riqueza de conteúdo, exercícios e até mesmo aprender com games! Essa é a proposta da Alura, o conhecimento para o mercado de trabalho na palma de sua mão.

Para ser um Analista experiente, acompanhe os canais no Youtube gratuitos para se adaptar e conhecer mais, tenha certeza que gostaria de trabalhar com o seu “Tchan”. Depois de dar Match com a profissão dos sonhos, inicie a 2º fase que será cursos voltados a Teste e Qualidade em plataformas EaD (tanto gratuitos como pagos).

Quality Assurance X Quality Control: Qual a diferença?

Quality Assurance é voltado ao desenvolvimento de softwares para garantir a qualidade e arquitetura utilizada. O Quality Control (em português “Controle de Qualidade”) é voltado a manter a alta qualidade de produtos em Produção, finalizados. Então, aquele software que minha empresa utiliza é analisado pelo QC?

A resposta é não. O foco dos Analistas de Controle de Qualidade são as falhas no processo de produtos, imagine um Operador de Caixa com uma tecla quebrada, seria um grande problema tanto financeiro como dos processos da empresa, esse é o “calcanhar de Áquiles” que deve ser tratado pelo QC, monitorando o funcionamento para corrigir os defeitos.

Benefícios

Veja alguns dos Benefícios em utilizar QA em sua empresa – Logo após que o software finaliza o desenvolvimento, se entregarmos sem nenhum tipo de Teste será prejudicial. Com o QA envolvido desde o início até o final do projeto, a expectativa do cliente fica em “tendência de alta”.

Um item que todos os Stakeholders prezam e que o QA consegue analisar com precisão são melhorias. Todos os sistemas finalizados estão perfeitos? Não, as melhorias de um software são sempre discutidas internamente entre as partes envolvidas, visando

DevOps é um Quality Assurance “disfarçado”?

O QA promove a qualidade, assim como o DevOps! Qual é o papel deste especialista? O principal objetivo é unir a interação entre os desenvolvedores de softwares (Back End, Front End e Mobile) e a infraestrutura da empresa, que é aonde o respectivo Mestre irá se dedicar.

O DevOps faz a configuração de todas as plataformas quando o desenvolvimento finaliza, ficando 100% habilitadas para os programadores realizarem o Deploy. O site da Mestres da Web foi configurado por este profissional, sem ele o software não estaria a disposição para os nossos queridos parceiros e amigos acessarem!

Spread the love

Posts Relacionados

Fábrica de Aplicativo

Sistema ERP Para Indústria 4.0: O que Significa?

O que o Sistema ERP e Indústria…

Fábrica de Aplicativo

UX design: Vantagens e Benefícios Para Colaboradores

Ao contratar um sistema de gestão para…

Fábrica de Aplicativo

O que Um Aplicativo Precisa Ter Para Atrair o Consumidor

O que você costuma levar em consideração…

Fernando Cunha Fernando Cunha

Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.