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Conheça as vantagens da Automação Comercial

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Conheça as vantagens da Automação Comercial

Se você é gestor ou empresário, já deve ter ouvido falar sobre a automação comercial. Trata-se de tornar automático os processos comerciais, utilizando ferramentas e plataformas como softwares e aplicativos, sempre em busca de agilidade e eficácia na hora de executar alguma tarefa. Além de claro, obter uma entrega mais rápida e de melhor qualidade. 


Adotar a automação comercial, como parte do processo de transformação digital, é proporcionar mudanças significativas para a sua empresa, que vão desde modificações na estrutura básica da gestão de negócios, até a maneira como a empresa se relaciona com fornecedores e clientes, principalmente. 


Desde o PDV (pontos de venda), processos de informatização, emissão de notas fiscais, até os mais complexos softwares de retaguarda - o famoso sistema ERP - , a automação comercial  traz inúmeros benefícios às empresas, pois trata-se de um processo abrangente, inovador e facilitador da rotina empresarial.

 

Afinal, quais os benefícios da automação comercial? 

Até 2022, a economia digital representará mais de 50% do PIB da América Latina, é o que apresenta uma pesquisa da IDC Latín America. O que isso quer dizer? Bom, o processo de implantação da automação comercial tem um tempo de retorno no investimento muito rápido e eficiente, mesmo que acreditemos que ele seja alto.


Melhorar o processo de gestão de uma empresa, obviamente, gera uma maior satisfação no cliente, e consequentemente, um aumento significativo no faturamento. Investimentos em TI, e principalmente na Terceira Plataforma (Mobilidade, Nuvem, Mídias Sociais e Big Data) são sinônimos de vantagem competitiva para estas empresas.


Eu sei que provavelmente você já deve estar convencido(a) de como a automação comercial pode beneficiar a sua empresa, mas que tal compreender um pouco mais sobre este assunto? Abaixo apresento quatro das maiores vantagens de implementar esse método o mais rápido possível. 

 

Otimizar as tomadas de decisão

Organização e planejamento são cruciais para o sucesso de uma empresa. Esperar até o início do mês seguinte para analisar os resultados do mês anterior pode fazer com que seu negócio não sobreviva a mais um semestre. 


Uma empresa sem números em mãos, é uma empresa despreparada. Os dados devem ser analisados e otimizados para aplicação de melhores estratégias, em inúmeros setores comerciais.  


Um sistema de automação comercial moderno e eficaz permite a integração de todos estes setores, criando assim um fluxo de informações e processos dentro de sua empresa. Utilize a automação ao seu favor, atrele as necessidades da sua empresa aos benefícios que ela promove.


Desta forma, utilizando metodologias das grandes empresas do mercado, você torna sua empresa mais competitiva e multiplica facilmente seus lucros. Para dar este passo você precisará de planejamento e antecipação, saia da sua zona de conforto e junte-se às maiores empresas do mundo. 


Controlar suas despesas com a Automação Comercial

Tão importante quanto se planejar e tomar decisões assertivas é, sem sombra de dúvida, controlar a entrada e saída de capital da sua empresa de forma eficiente. 


Para muito além de apenas monitorar os volumes de entrada e de despesas, é importante saber como classificá-las. Desta forma, a empresa compreenderá melhor onde estão suas maiores fontes de faturamento e de custos. 


Neste caso, a automação comercial dá uma maior domínio para que o empreendedor compreenda a rentabilidade de seu negócio. Sabemos que muitas empresas optam por analisar suas finanças de forma manual, o que demanda cuidado e tempo, além de estar sujeito a erros, que podem afetar a compreensão dos dados e até prejudicar a tomada de decisão financeira da empresa. Pensando nisso, a automação também surge como uma ferramenta de otimização de tempo e de resultado, além de auxiliar na definição de cortes, metas para o time de vendas, etc.


Acompanhar os resultados do seu faturamento com a Automação Comercial

Acabamos de falar sobre despesas, certo? Mas sabemos que o que mantém a sobrevivência de um negócio é o seu faturamento. Caso sua empresa esteja abaixo do lucro e você já tenha identificado quais são os motivos, bom, você está no caminho certo. Muitos gestores não conseguem rastrear os erros da empresa e acabam, inevitavelmente, indo à falência. 


Identificar as problemáticas, realizando as mudanças e estratégias necessárias, acompanhar ativamente a evolução do faturamento fica cada vez mais fácil. Por isso, possuir a ferramenta necessária torna as tomadas de decisão muito mais coerentes e conscientes.


Sabemos que delegar o trabalho é uma das formas de conseguir de fato crescer com o seu negócio, pensando nisso, a automação é uma grande aliada, através dela, o dono da empresa pode acompanhar de forma precisa - mesmo que à distância - o desempenho de sua equipe. Automatizar processos que envolvem a entrada de recursos na sua empresa é sinônimo de garantia de que, seu capital está, de fato, entrando e crescendo dentro de sua empresa.


Mais agilidade e eficácia no atendimento com a Automação Comercial

Atualmente, um dos maiores desafios das empresas é manter a fidelidade de seus clientes. Uma estratégia que não considere a satisfação do cliente, alinhando-a com o ambiente corporativo dificilmente irá resultar em bons frutos. 


Deste modo, a automação comercial pode ajudar a sua empresa a cultivar e fidelizar mais clientes, otimizando seu atendimento e a qualidade da sua equipe, resultando em mais satisfação para o seu público-alvo. Desta forma, você consegue oferecer um atendimento de qualidade, no entanto, de maneira muito mais rápida e dinâmica, afinal, sabemos que agilidade é o que os clientes procuram na hora de se comunicar com as empresas. 


Vamos aos exemplos? Imagine que você é dono de um restaurante, e seu cliente tenha que esperar 15 minutos para ser atendido pelo garçom e mais 45 para que seu prato fique pronto. Como você acha que o consumidor se sentiria nesta situação? Bem, com a automação, seu restaurante pode, por exemplo, desenvolver um sistema de comandas eletrônicas, que permitem que seu pedido seja enviado diretamente para a equipe de cozinheiros, e após finalizado, enviado para a mesa que efetuou o pedido. Tudo isso por meio de dispositivos móveis, sem que o consumidor precise se deslocar dentro do estabelecimento. Parece o cenário dos sonhos, não é mesmo? Pois já existem inúmeras franquias de restaurantes adotando este método. 


Com isso, o gestor consegue ter controle dos pedidos em tempo real e ainda por cima, estipular um tempo máximo de execução dos pratos. Com certeza os clientes teriam uma boa experiência e voltariam a consumir neste restaurante.


Como saber se minha empresa precisa de automação comercial?

Se as vantagens ainda não te convenceram, faça a você mesmo as seguintes perguntas:


  • Eu deixo de vender porque minha empresa está desorganizada?
  • Eu perco vendas porque não atendo às expectativas dos meus clientes?
  • Eu tenho controle total sobre as finanças da minha empresa? 
  • Na minha empresa demoramos muito tempo para realizar tarefas que deveriam ser mais rápidas?
  • Estou insatisfeito com a quantidade de clientes que possuo?


Se você respondeu “sim” para qualquer uma destas perguntas, está mais do que na hora de investir em uma solução de automação comercial!

Artigo deFernando CunhaCom mais de 15 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.