https://mestresdaweb.com.br/marketing/
Novo Aprenda Conosco

Sistema Web x Aplicativo: Quais são as diferenças?

Na hora de desenvolver e planejar o que você tem em mente, pode vir a dúvida: sistema web ou aplicativo nativo? De fato, existem diferenças marcantes entre esses dois, de forma que escolher o certo pode ser determinante para a sua ideia dar certo.

Por isso, é necessário tomar a melhor escolha. Ou seja, qual é o ideal para o que você está precisando? Portanto, para que você entenda de vez o que é cada um deles e como escolher, preparamos esta publicação especial! 

O que é um sistema web?

Antes de saber diferenciar o que é um sistema web do que é um aplicativo, é preciso compreender separadamente cada um. Por isso, vamos começar com a explicação do primeiro – ou seja, o que é um sistema web.

Neste sentido, saiba que os chamados sistemas web são soluções que possuem algumas possíveis explicações. No caso deste post, o importante é ter em mente que um sistema web tem diferentes marcantes com relação aos aplicativos.

Por isso, uma primeira definição de sistema web é a de um site criado para dispositivos móveis e que possui algumas características em particular.

Por exemplo, ele pode oferecer uma boa experiência ao usuário e não ocupa espaço na memória do dispositivo. Além disso, possui a característica de rodar nos navegadores da internet, como bem sugere o termo.

De modo complementar, no entanto, também existem desvantagens. Neste caso, algumas delas são a necessidade de conexão à internet para funcionar e o fato de que sistemas web são mais lentos, uma vez que não estão integrados ao sistema operacional.

Como resultado, um sistema web é uma boa pedida em alguns casos, mas não tão boa em outros. Ele pode ser interessante para:

  • Apresentar conteúdos
  • Marcar presença online
  • Ser adaptável a várias plataformas (celulares, tablets, computadores, etc)
  • Simplificar a programação

O que é aplicativo?

Pois bem, até aqui você já entendeu o que é um sistema web, não é mesmo? Então, chegou a hora de compará-lo a um aplicativo, a fim de compreendermos de fato qual é a vantagem e a desvantagem de cada escolha.

Dito isso, você provavelmente já tem uma ideia sobre o que é um aplicativo. Neste sentido, e de forma resumida, a principal diferença inicial é que ele é um software desenvolvido para ser instalado em um dispositivo.

Seguindo essa linha, os aplicativos eles são desenhados desde o seu início visando uma plataforma em particular. Alguns, por exemplo, são feitos visando iOS; outros, visando Android, e assim por diante.

Por isso, muitas vezes as empresas desenvolvedoras têm especialistas em cada linguagem. Dessa maneira, conseguem adaptar o que se espera daquele app à plataforma em que ele irá operar.

Então, justamente por terem um sistema próprio, os aplicativos têm alguns pontos positivos também, como os seguintes:

  • São mais rápidos
  • Possuem maior confiabilidade
  • Podem ser utilizados por mais tempo pelos usuários
  • Em geral, têm um melhor desempenho
  • Podem funcionar sem a necessidade de um acesso à internet
  • Oferecem uma melhor experiência ao usuário

Com relação aos possíveis pontos contrários aos aplicativos, também existem alguns. O principal deles, por certo, é que exige um espaço no dispositivo móvel uma vez que ele é instalado.

Diferenças entre eles

Retomando, então, há algumas diferenças marcantes entre sistema web e aplicativo. Isso nos permite realizar uma comparação, bem como também permite que você escolha o melhor para o que realmente necessita.

O primeiro ponto de destaque é, portanto, com relação ao armazenamento de cada um. Enquanto o sistema web não requer nada, o aplicativo exige algo, que pode variar em tamanho dependendo de cada um.

Em segundo lugar, há fatores derivados dessa necessidade ou não de espaço de memória. Justamente por não exigir isto, o sistema web acaba sendo mais lento, com um prejuízo no desempenho. Além disso, também exige acesso à internet, ao contrário dos aplicativos.

Dessa maneira, inclusive, é possível destacar mais uma diferença. Isto porque os aplicativos oferecem, em geral, um desempenho superior ao usuário, e permitem também que sejam pensados especificamente de acordo com o sistema operacional no qual irão operar.

Então, em resumo, existem momentos para se utilizar cada um, dependendo daquilo que você precisa. Por isso, se quiser algo mais simples, para demarcar seu espaço na internet e sem exigir muito de programação, escolha o sistema web.

Por outro lado, caso seja possível e você prefira fazer algo mais elaborado, vá de aplicativo. Ele é ideal para usuários que irão destinar mais tempo de utilização, além de oferecer uma melhor experiência.

E então, agora que você já conhece a diferença entre eles, o que achou de cada um? Deixe suas dúvidas nos comentários!

Spread the love

Posts Relacionados

Fábrica de Aplicativo

Sistema ERP Para Indústria 4.0: O que Significa?

O que o Sistema ERP e Indústria…

Fábrica de Aplicativo

UX design: Vantagens e Benefícios Para Colaboradores

Ao contratar um sistema de gestão para…

Fábrica de Aplicativo

O que Um Aplicativo Precisa Ter Para Atrair o Consumidor

O que você costuma levar em consideração…

Fernando Cunha Fernando Cunha

Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.