https://mestresdaweb.com.br/marketing/
Novo Aprenda Conosco

UX design: Vantagens e Benefícios Para Colaboradores

Ao contratar um sistema de gestão para sua empresa, é preciso focar na aquisição de um software eficaz e que possa agregar a seus colaboradores eficiência e praticidade. O desenvolvimento de sistemas precisa levar em conta a funcionalidade de quem vai fazer o seu uso. Quer saber mais sobre esse assunto? Confira no post UX design: Vantagens e Benefícios Para Colaboradores!

O que é UX Design?

Denominado como UX Design (User Experience), a nomenclatura criada em 1993 por Don Norman vem focando em algo que sempre foi uma preocupação dos meios tecnológicos: um software capaz de trazer uma boa experiência ao usuário. Por essa razão, na tentativa de tornarem-se cada vez mais funcionais, as fábricas de software têm se dedicado a arquitetar sistemas que se apoiem nos pilares da experiência do usuário:

  • utilidade;
  • facilidade de uso;
  • prazer.

Como é feito o UX Design?

Muitas perguntas são feitas na hora de colocar em funcionamento um projeto, como:

  • Como o usuário irá se identificar com esse sistema?
  • Ele terá facilidade de uso sem precisar ler enormes manuais de instruções?
  • Será que é simples e intuitivo o suficiente para que seja usado por qualquer pessoa?

Essa experiência do usuário não tem levado em consideração somente as novas tecnologias, por isso muitos segmentos estão preocupados com esse aspecto na hora de lançar um produto.

Em desenvolvimento de sistemas, o UX design foca exclusivamente na experiência que o colaborador terá na utilização do seu produto. Portanto, o UX design se preocupa em projetar sistemas que proporcionam melhor usabilidade para o colaborador.

Além disso, para chegar em um consenso de que o sistema terá a funcionalidade desejada por aqueles que farão uso dele, são feitas muitas pesquisas e uma exaustiva investigação para serem detectados quais os pontos que não estão atendendo de forma eficiente as demandas daquele usuário.

Recursos para pesquisa sobre UX Design

O trabalho de pesquisa para qualquer projeto que envolva UX Design deve ser muito bem elaborado. Assim, é necessário utilizar recursos, como:

  • entrevistas;
  • pesquisa de campo;
  •   formulários com pesquisa qualitativa e quantitativa para alimentar um protótipo a fim de fazer os testes na prática.

Para uma pesquisa válida e confiável, é fundamental realizar uma análise criteriosa na escolha das fontes a serem utilizadas, principalmente com relação à confiabilidade, disponibilidade, relevância e qualidade das informações coletadas.

Componentes do UX Design

Existem várias formas de pesquisa para você investigar o usuário, algumas mais próximas outras mais generalistas, mas todas sempre seguindo o foco principal que é entender esse usuário.  Essa pesquisa resulta na criação de diversos componentes essenciais para o projeto, como:

  • persona;
  • criação da jornada do usuário;
  • análise de gráficos com a estimativa de investimento.

Na fase dos testes, todas as informações coletadas são usadas em protótipos. Existem várias ferramentas disponíveis para a criação desses protótipos para entender como será o funcionamento e validar toda a ideia.

Como funciona o UX Design?

O trabalho de UX design é bastante complexo e bem mais profundo, pois ele colhe todas as informações necessárias para a criação de uma interface que, ao ser validada, teve todo um caminho de pesquisa percorrido. Para desenvolver seu trabalho com excelência, o UX designer precisa:

  • Realizar entrevistas e reuniões com usuários e clientes;
  • Pensar e desenhar a arquitetura de informação/design de interação;
  • Analisar cenário, entender e alinhar expectativas;
  • Auxiliar na definição de abordagem e conceituação: criação de hipóteses para abordagem do problema e documentação utilizando protótipos e especificações funcionais;
  • Auxiliar na implementação do projeto, validando os conceitos e a entrega;
  • Fazer a documentação do projeto e seus entregáveis;
  • Desenvolver protótipos/mockups;
  • Criar wireframes e prototipagem;
  • Participar do planejamento dos projetos;
  • Responsabilidades UI.

UX design: Vantagens e Benefícios Para Colaboradores

Muitas empresas já percebem o benefício e a importância do UX Design nas ofertas de produtos e serviços para os clientes. Mas o que vai prevalecer é a relevância do UX Design para os colaboradores. Essa prática vai fazer com que líderes se coloquem no lugar das pessoas da equipe. Esse tipo de avaliação da experiência dos colaboradores vai incentivar a inovação nas empresas.

Conclusão

O UX design para colaboradores se preocupa com cada detalhe na hora do desenvolvimento de sistemas, com o único intuito de proporcionar uma excelente experiência do usuário. Um projeto satisfatório deve ser realizado com um bom planejamento e detalhamento para atender às necessidades do público. Com uma equipe experiente e especializada nessa área, é possível evitar transtornos e construir as soluções mais adequadas para o negócio.

Se você procura uma fábrica de software com foco na usabilidade, entre em contato com o Mestres da Web! Elaboramos softwares para todos os negócios e com a excelência que você espera.

Spread the love

Posts Relacionados

Fábrica de Aplicativo

Sistema ERP Para Indústria 4.0: O que Significa?

O que o Sistema ERP e Indústria…

Fábrica de Aplicativo

UX design: Vantagens e Benefícios Para Colaboradores

Ao contratar um sistema de gestão para…

Fábrica de Aplicativo

O que Um Aplicativo Precisa Ter Para Atrair o Consumidor

O que você costuma levar em consideração…

Fernando Cunha Fernando Cunha

Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.